Com cerca de 400 atletas, seletiva para o Mundial de Jiu-Jistu movimenta Costa Rica

Evento realizado neste final de semana fortaleceu o esporte e o turismo local, diz prefeito Waldeli dos Santos Rosa

por: Redação/Fotos: Michel Dias - 10/06/2018

Com cerca de 400 atletas, seletiva para o Mundial de Jiu-Jistu movimenta Costa Rica

Costa Rica sediou neste final de semana a última seletiva para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo que acontece de 5 a 9 de julho, em São Paulo. Aproximadamente 400 atletas participaram da competição realizada entre sábado e domingo, no tatame instalado no ginásio poliesportivo Luiz Carlos Yamashita de Souza.  Participaram equipes de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Goiás, além da própria cidade e de outros municípios de Mato Grosso do Sul.


O evento foi realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal e a Federação Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso do Sul (FJJE-MS). Segundo o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a presença de competidores de diversos estados ajuda na divulgação do município e fortalece o turismo local. “Sediar este evento, além da importância para o esporte brasileiro, é a grande oportunidade de continuarmos divulgando nosso turismo”, disse o prefeito.

Segundo Waldeli, o esporte, principalmente esportes de aventura, são ferramentas de baixo custo para atrair mais visitantes e reforçar imagem positiva da cidade. “As pessoas que vieram aqui estão tirando fotos e divulgando nossa cidade nas redes sociais para todo o país. É este tipo de mídia gratuita que estamos atrás. Queremos transformar Costa Rica em referência no Centro-Oeste nos esportes de aventura e em breve, no tempo possível, torná-la a segunda cidade mais visitada em Mato Grosso do Sul”.


Resultados

Na classificação geral por equipes, a campeã foi a Team Jucão, de Itarumá (GO), com 71 pontos, seguida de: Gracie Barra, de Campo Grande, em 2° com 66 pontos; Gracie Barra de Mineiros (GO), em 3° com 53; 4° Amaral Team, de Campo Grande,com 33 pontos; Cunha, de Alto Taquari (MT), em 5° com 32; em 6° Carlson Gracie, de Sonora 30, em 7° com 30 pontos; 8° Huper, de Costa Rica, com 14 pontos; e 8° Z Team, de Costa Rica, com nove pontos.


Neto Gonçalves da Silva, faixa-preta de 36 anos representante da equipe Furious Thai, de Campo Grande, venceu um atleta de Costa Rica por finalização e elogiou o nível técnico da competição. Ele já participou de importantes campeonatos em todo o país com resultados expressivos e se mostrou bastante satisfeito com o evento. “Este foi o primeiro evento que vim aqui, e está de parabéns. Já conhecia a cidade e achei ela fantástica”, disse.


Classificado para o Mundial na categoria absoluto, Ednilson Alves Bezerra, faixa-preta, ressaltou a importância de competições para o desenvolvimento esportivo. Ele saiu de Itarumã (GO) com 40 atletas, entre crianças e adultos, para participar da seletiva. “Pra gente, quanto mais campeonatos tiver, melhor. É muito legal ver a prefeitura de Costa Rica apoiando o esporte”.

 Costa Rica referência

O prefeito Waldeli anunciou outras novidades que vão movimentar Costa Rica até o fim do ano. No próximo mês, o município sedia o Brasil Ride de  Mountain Bike, bem como evento de Trail Run (corrida de trilha). Também estão previstos grandes competições como o Mundial de Mountain Bike e a Top Team Cup de rodeio, cujo evento do ano passado teve nível de disputa acirrado, superior aos tradicionais torneios de Barretos (SP).

“Trabalhamos também para anunciarmos um evento especial para Costa Rica e região para o ano que vem, mas estamos em buscas de orçamento e patrocinadores. Este evento está orçado em R$ 5 milhões, aí precisamos de patrocinadores e buscamos parcerias através de grandes marcas. Assim que estivermos fechados e seguros, vamos anunciar a proposta de trazer o evento”, completou o prefeito.

Fonte: Ginásio de Esporte





Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Camapuã, 74 - Novo Sonho Meu II, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS