Festa com 500 pessoas fortalece vínculos entre os poderes e as forças de segurança que atuam em Costa Rica

Evento realizado no Espaço Gold no último sábado com baile e show

por: Da Redação/Fotos: MS Todo Dia/Michael Dias - 17/12/2018 15:40

Festa com 500 pessoas fortalece vínculos entre os poderes e as forças de segurança que atuam em Costa Rica Algumas das autoridades reunidas no evento.

Evento realizado no Espaço Gold no último sábado com baile e show

No sábado, o Espaço Gold foi palco da Segunda Festa da Segurança Pública de Costa Rica. Aproximadamente 500 pessoas incluindo servidores, familiares e convidados como empresários e produtores rurais apoiadores participaram do evento, realizado com intuito de fortalecer ainda mais a união entre as instituições constituídas no município, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ministério  Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Períca Técnica (Polícia Científica) e entidades ligadas aos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. A festa, organizada pelo judiciário, começou por volta das 20 horas e teve baile com show ao vivo.

Os participantes contribuíram entregando 1 quilo de alimento não perecível que será doado a uma entidade beneficente de Costa Rica. Entre as autoridades que se fizeram presentes estiveram o delegado Alexandro Mendes de Araújo, titular da delegacia local, o comandante da PM tenente Esteban Palácios, a comandante regional da PM major Katiane Almeida de Oliveira Mustafá, Marcílio Dias, comandante da PMA, major Aldinei Peres, comandante do Corpo de Bombeiros, promotor de justiça George Abud Tiosso, o juiz titular da 1ª Vara de Justiça de Costa Rica, Francisco Solimani, o gerente de pessoas e administração da Empresa Atvos Chafick Fair Luedy,  entre várias outras autoridades.

O delegado Alexandre, um dos organizadores, disse que a festa serve para fortalecer ainda mais os vínculos e motivar os servidores. "Isso nos enche de animação para continuarmos buscando a cada dia superar os números e levar mais segurança a nosso cidadão", pontuou ele, destacando a força da união. "É importante a integração entre as forças, pois essa interação otimiza os resultados. Por isso, os índices [de criminalidade] de Costa Rica são tão excelentes se comparado com a população de 26 mil habitantes. Quem ganha com isso é a comunidade, com um círculo virtuoso", disse.

O tenente Esteban disse que Costa Rica é privilegiada pelo bom relacionamento entre os poderes e forças de segurança atuantes. "A gente tem nessa união da PM, com a PMA e a Polícia Civil trabalhando dentro de uma mesma viatura. Aqui encontramos parceiros na perícia, no Conselho Tutelar, Poder Judiciário e Defensoria. A gente trabalha em união porque quase sempre uma ocorrência acaba envolvendo a todos. Tivemos a ideia de fazermos esta festa reunindo todos os servidores, para que possamos continuar trabalhando em união e colocando em prática a cada dia estas parcerias que só têm dado certo".

Pela primeira vez participando do evento, o juiz Solimani, que chegou ao município há pouco mais de um ano, disse se sentir privilegiado de poder participar. "Essa festa representa a força e união dos órgãos de segurança pública. Temos instituições bem estabelecidas que presam pelo trabalho preventivo e repressivo, deixando a sociedade mais segura. Tive o privilégio de presenciar essa integração das forças e o Poder Judiciário também é parte disso. Essa união permite desempenhar nosso papel de forma efetiva e isso traz um benefício gigantesco para que a sociedade siga com sua vida tranquila", comentou.

O promotor George ressaltou que Costa Rica é uma cidade abençoada pelas instituições que tem. "A esta é indispensável para as pessoas que se sacrificam tanto para propiciar uma segurança digna. É a oportunidade de darmos nosso muito obrigado. Temos que nos unir a essas pessoas e digo que Costa Rica é uma cidade abençoada, pois temos poderes constituídos que estendem a sua mão. Temos policiais que dão sua parcela de contribuição para propiciar uma segurança de destaque na nossa região do Bolsão. No fundo, a gente sabe que eles trabalham demais e fazem muito mais do que poderiam", destacou.

Por sua vez, o major Aldinei lembrou que é uma oportunidade para que todos possam conhecer ainda melhor os colegas de profissão e familiares. "O objetivo é estreitar ainda mais os laços das instituições que todo dia trabalham em prol da sociedade. Neste momento, os integrantes podem conhecer melhor os familiares uns dos outros, fortalecer laços e criar aquela sinergia. Querendo ou não, começamos a entender que todos têm dificuldades e que só com união vamos obter sucesso como temos obtido até agora", lembrou o bombeiro.

Dados

Ainda conforme o delegado Alexandro, tais parcerias trouxeram resultados positivos e expressivos. "Neste ano tivemos mais de 170 autuações em flagrante e registramos mais de 20 apreensões de armas e cerca de 17 prisões por tráfico de drogas. Digo que registramos, porque esse número não é só da Polícia Civil. A PMA faz apreensões de armas, a PM faz apreensões de drogas e tudo isso é levado para a Delegacia. É o fruto de nosso trabalho. Nosso grande desafio é superar dados e melhorar a conscientização das pessoas", pontuou Alexandro.

Ações contra o tráfico também ganham destaque, como citou o tenente Esteban, lembrando das apreensões de drogas já realizadas. "Nosso trabalho é constante. Tivemos já duas queimas de mais de dois mil quilos de drogas. O trabalho repressivo rendeu frutos e com a destruição, essa droga deixou de ir para a sociedade. Também temos dado atenção ao trânsito", pontou. O major Aldinei, entre várias ocorrências, destacou atividade do Corpo de Bombeiros nas escolas. "A gente realiza palestras de prevenção com as crianças, falando sobre riscos de acidentes domésticos e primeiros socorros".
 

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem




Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Camapuã, 74 - Novo Sonho Meu II, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS