Integrantes da Atvos em Costa Rica, mulheres conquistam espaço no setor sucroenergético e integram a produção

Evento prestou homenagens às mulheres na noite de sexta-feira, no Centro de Convivência do Idoso “Nosso Sonho”

por: Redação - 09/03/2019 13:03

 Integrantes da Atvos em Costa Rica, mulheres conquistam espaço no setor sucroenergético e integram a produção

Evento prestou homenagens às mulheres na noite de sexta-feira, no Centro de Convivência do Idoso “Nosso Sonho”

As mulheres conquistam cada vez mais espaço no setor sucroenergético, área ocupada antes de forma predominante pelos homens. Por este motivo, na noite de sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Usina Atvos, por meio do Programa Energia Social, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou em Costa Rica o evento “Junto Com Elas, Elas Fazem a Diferença!”, como forma de reconhecer histórias de superação inspiradoras e valorizar os serviços prestados pela integrantes da empresa, bem como também pelas servidoras públicas.

A ação ocorreu no Centro de Convivência do Idoso “Nosso Sonho” e, além das homenageadas, também contou com a presença de autoridades como secretários e vereadores, além de empresários. A mesa de participantes foi composta pela professora Nelize Vargas, prefeito Waldeli dos Santos Rosa, primeira-dama Áurea Frezarin Rosa, o delegado de Polícia Civil Alexandro Mendes e a Equipe Atvos, representada por Chafick Fair Luedy, gerente de pessoas e administração, Samuel Rulli, técnico em segurança do trabalho, Andrea de Souza Berto, responsável pelo planejamento agrícola, e Vanessa Cirqueira Boschetti, engenheira química.

Eles participaram de roda de debate sobre equidade e igualdade de gênero e oportunidades para as mulheres na sociedade.Também houve apresentação feita pela academia de dança Fio Flut, do município de Ilha Solteira (SP), uma palestra ministrada pela professora Nelize e outra pelo delegado Alexandro sobre violência doméstica, e coquetel servido aos convidados.

Segundo Chafick, o evento é importante pois traz à tona a busca pela equidade de gênero aplicada diariamente pela empresa junto a seus integrantes. O momento, disse ele, foi de reflexão sobre as injustiças sofridas por elas na sociedade em geral.

“Hoje a gente tem 15% do nosso quadro composto por mulheres, algo em torno de 250 integrantes, o que é importante, porque este setor sucroenergético sempre foi ocupado pelos homens, por conta do porte físico. Hoje em dia o cenário mudou. Novas tecnologias vieram e elas se adaptaram, se capacitaram e agora lideram nosso efetivo de forma brilhante. Quando a gente fala em equidade, a gente fala em dar a mesma possibilidade tanto para o homem quanto para a mulher. E hoje com a gente, elas não têm apenas cargos administrativos, também temos mulheres no campo. Algumas são operadoras com sete, oito anos de empresa”, disse.

COMPETÊNCIA DE SOBRA

Formada em Engenharia Agronômica, Andrea faz parte da Atvos desde 2009. Ela começou como supervisora de controle agrícola da unidade de Morro Vermelho (GO), dois anos depois foi convidada para vir para Costa Rica e logo se tornou responsável pela área de planejamento agrícola. Atualmente responde pela coordenação da área de planejamento agrícola do Polo Taquari, que além de Costa Rica, também engloba a unidade de Alto Taquari (MT).

“Espero servir de inspiração. Sou mãe, casada e tenho dois filhos. O trabalho é uma motivação a mais para aproveitarmos os momentos com os filhos com mais intensidade, sem aquele sentimento de perda. Acredito que os desafios são grandes, mas a gente como mulher sempre consegue encontrar o equilíbrio entre ser dona de casa, esposa e profissional. Vejo o espaço dado pela Atvos de forma positiva, pois eu, como mulher, ocupo posição de liderança e jamais fui discriminada por isso”.

A engenheira química Vanessa iniciou como estagiária e também teve, por méritos próprios, oportunidade de crescer. “Tudo é uma evolução. A Atvos preza pela capacidade de cada uma e é essa a mensagem que queremos passar. Essa data vem nos lembrar que não há diferença entre homem e mulher e cada um pode estar onde quiser, pois todos têm a mesma capacidade. Estamos aqui para mostrar que nós mulheres temos grande poder no mundo dos negócios”, destacou.

ESPAÇO MERECIDO

Gerente agrícola da unidade de Costa Rica, o engenheiro agrônomo José Alexandre Oliveira destaca que, ao longo dos anos, as mulheres se preparam para ocupar novas posições na sociedade e, no que se refere ao mercado de trabalho, não foi diferente. “Hoje temos mulheres operando colheitadeiras de cana, mulheres líderes de equipe e com poder de decisão em diversos setores da usina. Temos engenheiras agrônomas, temos engenheiras mecânicas e posso dizer que temos mulheres coordenando em todas as etapas de produção da cana”. disse Oliveira.

A primeira-dama Áurea Frezarin Rosa, secretária de Assistência Social e uma das organizadoras do evento, destacou a importância do evento e a parceria com a Atvos. “Vejo como muito importante esta reunião, na qual os beneficiados são as pessoas de nossa comunidade, ainda mais em uma noite tão importante como esta. Parabéns a todas as mulheres e que Deus derrame bênçãos na vida de cada uma de vocês”.

Uma das autoridades presentes, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa ressaltou a força da mulher e também lembrou que a data, mais do que prestar homenagens, também era importante para que os homens refletissem sobre o papel delas. “Mulher é guerreira todos os dias e temos que falar de igualdade. A mulher ganha hoje em média 20% menos do que homens, mas vão se igualar. Porém, precisamos pensar o tanto que elas terão que trabalhar para chegar nisso, pois o trabalho não é só no setor privado ou público, ela também tem muitas atribuições em casa, com os filhos, com o marido, por isso é importante falarmos de equidade e dar mais oportunidades”.

Abaixo a Galeria de Fotos completa do Evento.

Fonte: MS TODO DIA

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Ceará, 258 - Sonho Meu III, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS