Ampasul dá treino sobre manejo de pragas em Chapadão do Sul

por: MS Todo Dia - 26/11/2020 11:22

Ampasul dá treino sobre manejo de pragas em Chapadão do Sul

Na sexta-feira, dia 20 de novembro, a Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão realizou mais uma edição do treinamento anual do MIP, no Centro de Eventos da entidade, em Chapadão do Sul.

 O MIP, Manejo Integrado de Pragas é um conjunto de práticas e técnicas que se propõem a manter as pragas sempre abaixo do nível em que causam danos econômicos para as lavouras. O controle pode ser feito por meio de insetos (controle biológico), uso de feromônios e até defensivos agrícolas. É o sistema de manejo de pragas que associa o ambiente e a dinâmica populacional da praga, assunto cada vez mais discutido por produtores, devido aos resultados benéficos de controle de pragas e, por vezes, economia de aplicação de defensivos.

Para se realizar um MIP eficiente é preciso conhecer as pragas que atacam a cultura, no caso o Algodão, os seus ciclos, os comportamentos e o momento ideal para o controle de cada uma delas.

O conhecimento do produtor, consultores e colaboradores de campo é fundamental para um bom manejo integrado de pragas, o que motiva a Ampasul a realizar anualmente o treinamento, sempre com um profissional qualificado.Uma ação para a produção do algodão sustentável de Mato Grosso do Sul.

Neste ano o treinamento com o tema; Manejo de Pragas no Sistema de Produção, foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Edmar Saran, do estado da Bahia.   

Paulo Saran relatou o que mudou nas características das plantas nos últimos dez anos e as dinâmicas dos insetos e pragas, necessitando assim cada vez mais o conhecimento técnico para o MIP eficiente. O Brasil tem muito a evoluir nesta área, se comparado a outros países.

O evento contou com a participação de técnicos e demais colaboradores dos cotonicultores de Mato Grosso do Sul, e o apoio da FMC.

No início do treinamento o  Técnico de Segurança do Trabalho, da Ampasul, Cícero Miguel, lembrou todos dos cuidados necessários para prevenção a Covid-19.

Fonte: Assessoria

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS