Fogo em Alcinópolis foi controlado na madrugada desta sexta

Bombeiros, brigadistas e voluntários seguem para Costa Rica para combate ao fogo

por: Redação - 18/09/2020 16:48

Fogo em Alcinópolis foi controlado na madrugada desta sexta Imagem: Divulgação

Bombeiros, brigadistas e voluntários seguem para Costa Rica para combate ao fogo

O incêndio florestal que estava há mais de 15 dias no município de Alcinópolis e chegou a área de Costa Rica, foi controlado na madrugada desta sexta-feira (18). "Foram dias de muito trabalho e angústia para todos que estavam a campo nessa luta constante e que hoje foi encerrado", afirmou a prefeitura da cidade.

O combate ao fogo teve apoio das prefeituras de Alcinópolis e Costa Rica, empresas privadas, também auxílio do Governo Federal e órgãos do Governo do Estado, disponibilizando dois aviões do Ministério do Meio Ambiente e a liberação do Comando 47º BI de Coxim.

As empresas Iaco Agrícola e Atvos Usina de Costa Rica que disponibilizaram aviões, a equipe do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica (19ºSGBM), o 47º BI aproximadamente 150 soldados sob Comando do Coronel Giron, Brigadistas da região, Brigadistas do ICMBio do PARNA das Emas, voluntários que estava a campo, voluntários que fizeram doações desde água, garrafas, comidas, lanches, ajudantes na cozinha, fazendeiros que disponibilizaram máquinas, equipamentos e as sedes para apoio.

A Secretaria de Obras ajudou com maquinários e servidores, a Secretaria de Meio Ambiente com todo apoio, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social com a feita de lanches e a Secretaria de Finanças com a organização para as compras de material e equipamentos para atender.

O Comando do 47º BI fez a retirada nessa manhã com toda a equipe de soldados. As demais equipes, como os Bombeiros do Estado do Paraná, Bombeiros de Costa Rica e Brigadistas seguiram para o município de Costa Rica onde ainda tem focos de incêndio e irão ajudar no controle.

Ao todo foram aproximadamente 40 mil hectares queimadas, sendo quase 80% de área queimada do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e demais propriedades rurais na região. 

O trabalho continua de cuidados e proteção para que esse fogo não volte e também o trabalho da equipe do Imasul através do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) que essa semana está na localidade resgatando os animais que sobreviveram a essa queimada, cuidando dos ferimentos e alimentando-os para que se recuperem e voltem ao seu habitat. Está sendo distribuídos também alimentos como frutas e verduras aos arredores das áreas queimadas e pontos de água para que os animais que estão nas áreas possam se alimentar.

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS