Saúde de Alcinópolis reforça importância do teste da linguinha em recém-nascidos

Saiba como procurar o serviço na unidade de saúde

por: Da Redação - 11/07/2020 10:12

Saúde de Alcinópolis reforça importância do teste da linguinha em recém-nascidos

Saiba como procurar o serviço na unidade de saúde

O teste da linguinha é um exame padronizado que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.

De acordo com a Lei n 13.002/2014 é obrigatória à realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês em todos os hospitais e maternidades do Brasil.

Para que a função de sucção no seio materno ocorra de maneira natural, o recém-nascido deve apresentar coordenação dos reflexos orais, vedamento labial e adequada movimentação de língua.

A habilidade de distensão da língua é fundamental durante a extração do leite dos ductos mamilares, bem como os movimentos da mandíbula, o ritmo de sucção, as pausas alternadas e a coordenação entre movimentos de sucção, deglutição e respiração.

Em Alcinópolis, o atendimento é feito pela fonoaudióloga Grace Kelly na Unidade Básica de Saúde (UBS). Basta procurar o setor de fonoaudiologia para a realização do teste da linguinha.

Maiores informações no telefone (67) 3260-1188.



Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS