Chapadão do Sul tem 3 casos suspeitos de coronavírus e 33 pessoas em isolamento

O isolamento é determinado para pacientes com síndrome gripal

por: Redação - 27/05/2020 17:59

Chapadão do Sul tem 3 casos suspeitos de coronavírus e 33 pessoas em isolamento Foto: Assessoria da Prefeitura de Chapadão do Sul

O isolamento é determinado para pacientes com síndrome gripal

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul divulgou que há 3 casos suspeitos de coronavírus em investigação no município. Além disso, 33 pessoas estão em isolamento domiciliar, por terem apresentado síndrome gripal.

Conforme a secretaria, a Portaria Nº 454, de 20 de março de 2020, declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19).

“Art. 2º Para contenção da transmissibilidade do covid-19, deverá ser adotada como, medida não-farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14 (quatorze) dias.”

Com isso, passou a ser feita a notificação de isolamento para todos os pacientes que apresentem síndrome gripal. Eles são responsáveis pelo isolamento e de todos os que moram na mesma casa. Esses pacientes são monitorados por telefone a cada 48 horas.

Caso se enquadrem no que foi determinado pelo Ministério da Saúde, eles são submetidos ao exame. Porém, mesmo os que não se enquadrem para a coleta do exame, devem permanecer isolados e cumprir a orientação sanitária, com vista a conter a disseminação do vírus no ambiente. Segue o link da portaria para leitura na integra.

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-454-de-20-de-marco-de-2020-249091587

Infelizmente, conforme a Prefeitura de Chapadão do Sul, existe uma grande dificuldade de os pacientes notificados ao isolamento cumprirem, e também as pessoa que moram na mesma casa. Como há casos assintomáticos, eles acabam não entendendo o processo da doença e não respeitam as medidas sanitárias preventivas.

Para tanto existe o decreto municipal Nº 3293 de 12 de maio de 2020 que “Dispõe sobre as medidas temporárias a serem adotadas, no âmbito da Administração Pública do Município de Chapadão do Sul/MS, para prevenção do contágio da doença Covid-19 em todo o território do Município e dá outras providências”.

“Art. 1º.  O presente Decreto autoriza as autoridades sanitárias de Vigilância Sanitária e de Fiscalização de Posturas a aplicação de medidas de isolamento social e aplicação de multas às pessoas físicas e jurídicas no caso de infração às medidas de saúde para o enfrentamento do NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) decretadas no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul e do Município de Chapadão do Sul, definindo a respectiva natureza e os procedimentos para sua cobrança.”

Sendo assim os pacientes e domiciliados notificados que descumprirem o isolamento poderão sofrer penalidade administrativa e as multas podem chegar a R$ 20 mil.

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS