Chegou Novembro, mês de atenção ainda maior ao câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

por: MS Todo Dia - 08/11/2018

Chegou Novembro, mês de atenção ainda maior ao câncer de próstata

E chegamos à Campanha Novembro Azul uma das respostas mais conhecidas  para alertar a população quanto ao Câncer de Próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença.

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

 No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Estimativa de novos casos: 68.220 (2018 - INCA)

Número de mortes: 13.772 (2013 - SIM)

Taxa estimada em Mato Grosso do Sul (2018): 89,71 casos para cada 100 mil homens (2018-INCA)

Atenção: A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a todos os homens que procurem uma unidade do município e faça os exames de rotina.

*Enfermeira Karla Viviane (Coordenadora da Atenção Básica).

Fonte - Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer   José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. – Rio de Janeiro: INCA, 2017.

#NOVEMBROAZUL

#EUAPOIO

Fonte: Assessoria

Fazer download da imagem




Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Camapuã, 74 - Novo Sonho Meu II, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS