Projeto social transforma vida de jovens talentos em Chapadão do Sul

No eixo social, o Programa Cidade Empreendedora apoia os projetos de responsabilidade social com a captação de recursos e parcerias

por: MS Todo Dia - 05/07/2019 08:43

Projeto social transforma vida de jovens talentos em Chapadão do Sul

No eixo social, o Programa Cidade Empreendedora apoia os projetos de responsabilidade social com a captação de recursos e parcerias

Começar a modificar a sociedade não precisa de grandes passos. Na verdade, existem exemplos de projetos sociais que estão modificando a vida de várias pessoas, dando a crianças e jovens a possibilidade de estudarem e de um futuro mais digno, com mais oportunidades. Um desses exemplos é o projeto Música e Arte, desenvolvido em Chapadão do Sul, na região norte de Mato Grosso do Sul.

Para o músico Marcos André, 26 anos, o projeto abriu portas e representa mudança de vida. “Entrei simplesmente para aprender a tocar, mas sai formado em muitas outras coisas como o amor ao próximo, saber respeitar as limitações de cada um, além do amor aos instrumentos. Esse projeto mudou a minha vida e de muitos outros que passaram por ali”, disse.

O jovem João Vitor, 13 anos, também contou um pouco da experiência no Música e Arte. “Tudo começou quando minha mãe me incentivou a tocar violão, ela queria que eu aprendesse para tocar na igreja. Aí aprendi um pouco, fui gostando, comecei no violão, fui para a viola e a música começou a fazer parte da minha vida”, relatou.

José Roberto, 13 anos, aprendeu a tocar violão aos 7 anos. Ele diz que sonhava ser jogador de futebol profissional, mas quando aprendeu os primeiros acordes básicos e incentivado pelo pai, tomou gosto pela música e nunca mais largou. “No projeto descobri algo mais além, construí laços fortes com as pessoas, passei a tocar músicas gaúchas no Centro de Tradições Gaúchas e competir na Fenart. Sempre ganho troféus graças ao projeto”, falou.

A diretora de cultura do município, Joélita Martins, destaca que o projeto social leva a cultura para a sociedade há aproximadamente 22 anos e foi idealizado por um secretário e um músico na época. “Cada criança que aprende uma nota musical no projeto é um passo significante, pois deixa de estar nas ruas”, pontuou ela, ressaltando que desse projeto já sairam vários músicos como Maycon Balbino, que hoje é sucesso nas noites em Campo Grande, além dos irmãos Hipólito, que são músicos da dupla Mayara e Maraisa, Iuri Martins que está na Banda Nexa, a dupla Léo e Nathy, Ariana de Oliveira e Mari Palomares, entre outros que fazem sucesso na região.

Eixo social

O trabalho de apoio aos projetos de responsabilidade social com a captação de recursos e parcerias público-privadas também faz parte das ações priorizadas no eixo social do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE), no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura de Chapadão do Sul.

É nesse sentido que o Programa chega ao município para promover a aceleração econômica por meio da melhoria do ambiente de negócios e a implementação de políticas públicas e ações de desenvolvimento local. “A ação compreende a organização de projetos para captar recursos para fomento de iniciativas que sejam atrativas e possam oferecer oportunidade de emprego e renda para esses jovens”, pontuou o consultor do Sebrae/MS, Volmir Meneguzzo.

Cidade Empreendedora

O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: http://www.sebraecidadeempreendedora.com.br/

Fonte: Assessoria da Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Ceará, 258 - Sonho Meu III, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS