Além de crime, queimadas em Costa Rica são risco à saúde durante tempo seco

O tempo seco dos últimos dias piora ainda mais a situação e deixa as autoridades em alerta

por: Da Redação - 07/08/2020 09:51

Além de crime, queimadas em Costa Rica são risco à saúde durante tempo seco Fumaça de queimada na zona rural de Costa Rica vista à distância. Foto: Divulgação

O tempo seco dos últimos dias piora ainda mais a situação e deixa as autoridades em alerta

O Corpo de Bombeiros de Costa Rica atende diariamente queimadas na região. Pastagens, vegetação, lotes e plantações têm sido incendiadas, resultando em crime ambiental e risco à saúde da população. O tempo seco dos últimos dias piora ainda mais a situação e deixa as autoridades em alerta.

De acordo com Samuel Pedrozo Borges, comandante do Corpo de Bombeiros de Costa Rica, a corporação atende até ocorrências do tipo por dia. “Varia um pouco, às vezes é mais, outras vezes é menos, mas já chegamos a ficar um dia inteiro, por exemplo, em apenas uma ocorrência de grande proporção”, explica.

Segundo ele, a Constituição Federal e o Código Penal apontam esse tipo de incêndio como crime ambiental, uma vez que degrada o solo, prejudica a fauna, a flora e ainda libera partículas de fuligem no ar que fazem mal à saúde pública. “Nesse período de agosto, a umidade está muito baixa e pode agrava problemas respiratórios”, pontua Pedrozo.

Além disso, existe a pandemia do Coronavírus (Covid-190, que aumenta a complexidade do cenário. Por isso, é importante evitar queimadas e se prevenir. “Os moradores precisam se cuidar, se hidratar melhor, tentar melhorar a umidade do ambiente e seguir recomendações das autoridades em saúde”, finalizou.

 

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS