Costa Rica inicia campanha de vacinação da gripe com 600 doses para idosos e profissionais da saúde

Município ainda vai receber mais doses para vários grupos de risco

por: Da Redação - 23/03/2020 10:51

Costa Rica inicia campanha de vacinação da gripe com 600 doses para idosos e profissionais da saúde

Município ainda vai receber mais doses para vários grupos de risco

Em meio à pandemia do coronvaírus (Covid-19), começou nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Durante coletiva de imprensa realizada via Liva no Facebook pela manhã, a secretária municipal de saúde Adriana Tobal, acompanhada do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, disse que inicialmente Costa Rica recebeu 600 doses.

Nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. “Hoje temos 1.890 idosos acima dos 60 anos e 540 profissionais da saúde, mas mais vacinas vão chegar. Não é preciso se desesperar, porque o Ministério da Saúde vai distribuir mais doses em 14 vezes”, explicou.

Mesmo assim, o município instalou tendas nas imediações da Fundação Hospitalar, para atendimento ao público alvo. Durante a coletiva de imprensa, Waldeli disse que vão avaliar as prioridades dos próximos grupos, como os professores, tendo em vista que as aulas estão temporariamente suspensas por causa do risco de contaminação do coronavírus.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Ao todo, a campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse público foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). Nessa data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender a todos os grupos prioritários. 

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS