Mais de 2 mil alunos da REME de Costa Rica são beneficiados pelo Projeto Book Truck

A apresentação do projeto foi realizada no espaço Multiuso Vair Eduardo da Silva que fica na Escola M. Professor Adenocre Alexandre de Morais

05/12/2018

Mais de 2 mil alunos da REME de Costa Rica são beneficiados pelo Projeto Book Truck Foto: Foto: Kleiton Pereira - SEMED

Com o objetivo de incentivar a leitura e levar entretenimento à população a fim de conquistar e agradar novos leitores, tendo como público alvo alunos e a comunidade escolar, o Projeto Book Truck esteve no mês de novembro em Costa Rica – MS.

A biblioteca itinerante permaneceu em Costa Rica no período de 20 a 23 de novembro de 2018 e atendeu mais de 2 mil alunos da REME – Rede Municipal de Educação. A apresentação do projeto foi realizada no espaço Multiuso Vair Eduardo da Silva que fica na Escola M. Professor Adenocre Alexandre de Morais.

De acordo com o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura Keyler Simey Garcia Barbosa, a biblioteca itinerante ofereceu mais de 500 livros áudio books e em braile para deficientes visuais. O projeto possui na parte externa mesas, cadeiras, puffs, almofadas e tapetes de leitura, além de contação de histórias, músicas, entre outros. O veículo possui ainda uma rampa de acesso para cadeirantes, monitores e contadores de histórias.

“Foi disponibilizado aos visitantes um vasto acervo com conteúdo adulto, juvenil e infantil. O Book Truck trouxe ainda um mascote, o Bookinho, um menino especial e também ofereceu um teatro de fantoches que abordou temáticas relacionadas ao bullying e a inclusão social”, enfatizou o secretário Keyler Barbosa ao lembrar que o projeto é aprovado pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, do MinC – Ministério da Cultura.

Conforme a secretária Municipal de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, esse tipo de iniciativa ajuda na socialização entre todos. Para ela o espaço promove a interação entre alunos de diversas idades. “Este projeto veio para agregar a uma prática já adotada pelas escolas da REME, que é a de incentivar a leitura. O que chamou a atenção, é que as crianças tiveram a oportunidade de fazer a leitura em um ambiente diferente, já que os livros estão dispostos em uma van”, disse a gestora.

O Book Truck também esteve presente no 6º Costa Cultura oportunidade em que o público pode conhecer o projeto, ouvir a contação de história, ter acesso ao acervo de livros e também tiveram um momento especial de leitura. “Projetos culturais é grande valia e quando se trata de leitura se torna ainda mais importante”, complementou a Prof.ª Me. Manuelina Martins.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa saudou a iniciativa do Book Truck para fomentar de forma criativa o interesse dos alunos do município ao hábito da leitura. “A imaginação faz as pessoas sonharem e a leitura tem um papel fundamental nesse processo. Quem lê conhece novos horizontes e, se o livro for até nossas crianças, é melhor ainda. Agradeço ao projeto por fazer parte desse processo aqui na nossa cidade”, comentou o gestor.

Book Truck

O projeto já passou por cidades do pais em vários estados beneficiando mais de 55 mil pessoas, entre escolas públicas, asilos e a própria população. O Book Truck utiliza um veículo furgão para promover a cultura e estimular o incentivo à leitura nas cidades por onde passa, contratando músicos locais e outras atrações culturais para ajudar na promoção do hábito da leitura.

Desenvolvido pela VR Projetos Culturais e Sociais Transformadores que faz parceria com o MinC, no município, o projeto teve total apoio do Governo de Costa Rica por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura e da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Costa Rica

Fazer download da imagem




Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Camapuã, 74 - Novo Sonho Meu II, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS