Nasci de novo, diz paciente curado de Covid-19 após 22 dias internado em Costa Rica

Marcim, como é conhecido na cidade, teve alta nesta terça-feira (4)

por: Da Redação - 04/08/2020 16:44

Nasci de novo, diz paciente curado de Covid-19 após 22 dias internado em Costa Rica Foto: Divulgação

Marcim, como é conhecido na cidade, teve alta nesta terça-feira (4)

"Nasci de novo" - é dessa forma que o técnico em segurança do trabalho Márcio Luís Oliveiro, 39 anos, resume a cura da Covid-19. Marcim, como é conhecido em Costa Rica, teve alta hospitalar nesta terça-feira (4) depois de 22 dias internado devido a complicações causadas pelo novo coronavírus.

Ao deixar a Fundação Hospitalar, Marcim recebeu aplausos e o carinho de médicos, enfermeiros, auxiliares e parentes (confira no vídeo). 

Casado e pai de dois filhos, Marcim contou ao MS Todo Dia como foram os dias de enfrentamento da doença e deixou um recado para aqueles que desdenham dos riscos da Covid-19: "só a gente que passa por isso sabe o quanto custa uma vida".

MS Todo Dia - Antes de ser diagnosticado, você tomava precauções para evitar o contágio?
Marcim - Sempre tomei muito cuidado e respeitei as restrições todas. Saía de casa somente para o essencial, como ir ao mercado. Usava máscara, passava álcool gel. Tenho diabetes e asma, por isso o cuidado era maior.

MS Todo Dia - Você sabe como contraiu a doença?
Marcim - Não sei como peguei.

MS Todo Dia - E como foi a descoberta da Covid-19?
Marcim - Comecei sentindo falta de ar numa quarta-feira. Já no fim de semana ficou mais forte, e na terça-feira seguinte de madrugada tive uma crise e fui parar no hospital, aí já me internaram. Então passei 15 dias na UTI, respirando com ajuda de aparelhos, e mais sete no leito, recebendo assistência da equipe médica.

MS Todo Dia - Depois da alta, como vai ser a rotina? Principalmente com a família?
Marcim - Agora não contamino mais ninguém, já estou negativado. Vou ficar em casa isolado por 10 dias, sendo acompanhando por médico, e a prefeitura cedeu um cilindro de oxigênio para eu respirar. Fiquei muito fraco depois da doença. O pulmão regrediu, eu caminho com dificuldade. Emagreci 5 quilos nesse período. 

MS Todo Dia - Que mensagem você gostaria de deixar para as pessoas que não acreditam na gravidade da doença?
Marcim - Gostaria que todos tomassem as devidas precauções. Não saim de casa, usem máscara, lavem as mãos. Só a gente que passa pelo que passei sabe quanto custa uma vida. É difícil. Não só o meu caso, mas tantos outros pacientes que sofrem nas UTIs. "Nasci de novo", como se diz por aí.

Eu também quero fazer um agradecimento especial aos enfermeiros, técnicos e médicos que me auxiliaram nessa vitória. São todos guerreiros que estiveram 24 horas por dia ao meu lado. E se arriscando na linha de frente para salvar vidas. 

 

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS