Prefeitura de Costa Rica reforça combate ao mosquito da dengue com arrastão de limpeza nos bairros

Ao todo, 42 trabalhadores divididos em duas equipes vão percorrer cidade e distrito

por: Da Redação - 22/10/2019 09:21

Prefeitura de Costa Rica reforça combate ao mosquito da dengue com arrastão de limpeza nos bairros Equipes vão eliminar focos de proliferação do mosquito. Foto: Divulgação

Ao todo, 42 trabalhadores divididos em duas equipes vão percorrer cidade e distrito

A Prefeitura Municipal de Costa Rica deu início nesta segunda-feira (21) a mais um Arrastão de Limpeza no Combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zyka e chikungunya. Ao todo, 42 trabalhadores, entre servidores e contratados, serão divididos em duas equipes que vão percorrer todo o município e o distrito da Laje no período de 15 dias úteis, até o início do mês de novembro.

De acordo com Geandro dos Santos Almeida, coordenado municipal de Endemias, o objetivo é eliminar focos de proliferação do mosquito e manter o índice de infestação abaixo de 1%. “Vamos trabalhar com 14 servidores e mais 28 diaristas contratados. As duas equipes vão percorrer as regiões com caminhões e caminhonetes de apoio. Enquanto uma vai pelas ruas da horizontal, a outra segue pela vertical”, explicou.

Segundo ele, outras prefeituras realizam trabalho de arrastão, mas um detalhe torna o serviço prestado em Costa Rica único. “Nos outros locais, as prefeituras pedem que os moradores retirem o lixo e depois os caminhões passam recolhendo. Aqui não, aqui um dos servidores vai com mais dois trabalhadores em cada uma da casas e eles mesmos recolhem os lixos, ensacam e colocam no caminhão”, disse.

Geandro acredita que, desta forma, o trabalho torna-se mais eficaz. “O profissional da área tem mais experiência e pode identificar inúmeros possíveis focos do mosquito em um único local. Além disso, a gente não depende só da boa vontade das pessoas em querer contribuir”. Quem for flagrado com muito lixo e focos do mosquito, será notificado. “Aqueles que forem reincidentes, serão multados”.

Ele afirma que o município tem feito sua parte, mas que é preciso que a comunidade ajude. Só neste ano, já houveram 779 notificação da dengue em Costa Rica, com 301 casos confirmados, por isso é importante o engajamento de todos. “Apesar de estarmos fazendo nosso trabalho, contamos com a população para ajudar neste combate, eliminando focos e descartando o lixo de forma adequada”.

 

Fonte: MS TODO DIA

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Ceará, 258 - Sonho Meu III, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS