Primeiro Pedal Rosa em Costa Rica alerta mulheres para prevenção ao câncer de mama

Evento acontece no próximo domingo, dia 25

por: Redação - 22/10/2020 15:44

Primeiro Pedal Rosa em Costa Rica alerta mulheres para prevenção ao câncer de mama Imagem: Divulgação

Evento acontece no próximo domingo, dia 25

O 1º Pedal Rosa de Costa Rica acontece no próximo domingo (25) e chama atenção das mulheres, para a prevenção ao câncer de mama. Todas as mulheres que quiserem participar serão bem-vindas. É obrigatório o uso de máscara, medida de biossegurança contra a proliferação do coronavírus.

Conforme a organizadora, Laine Dias, será uma pedalada dentro da cidade. "Será uma pedalada em ritmo de passeio por cerca de 20 quilômetros dentro da cidade. Todas de rosa", explicou.

Laine também explica que será uma pedalada para conscientização, já que, mulheres que pedalam com frequência, reduzem o risco de câncer de mama em 34%. Ao final da pedalada, será entregue uma lembrança a todas as participantes, informou Laiane.

O evento terá início às 6 horas do próximo domingo, dia 25. O local de saída será o Centro de eventos Ramez Tebet, em Costa Rica.

Câncer de mama - O câncer de mama (CID 10 - C50) é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas. Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge com a chegada dessa idade. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente.

Sintomas - Os sintomas do câncer de mama variam conforme o tamanho e estágio do tumor. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresenta sintomas.

Caso o tumor já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que ele tem cerca de 1 cm³ - o que já é uma lesão muito grande. Por isso é importante fazer os exames preventivos (como a mamografia) na idade adequada, antes do aparecimento deste e de qualquer outro sintoma do câncer de mama.

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS