Referências em sala de aula, professores representam a história da educação em Costa Rica

Hoje, 15 de outubro, é comemorado o dia dos professores e em homenagem à data, conversamos com alguns professores de Costa Rica

por: Joana Ribas - 15/10/2018

Referências em sala de aula, professores representam a história da educação em Costa Rica

O Dia dos Professores é comemorado nesta segunda-feira e, para homenagear estes importantes profissionais, a equipe do jornal MS Todo Dia conversou com alguns mestres educadores de Costa Rica, como forma de homenageá-los e também de resgatar parte da história da educação do município. 

Esta data remete ao dia 15 de outubro de 1827, quando o imperador D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a criação das primeiras escolas nos vilarejos e cidades de todo o país.

José Bernardino Bruno, um ícone na área de educação em Costa Rica, contou um pouquinho de sua trajetória. Ele trabalhou 30 anos como professor e esteve 25 anos na direção da Escola Santos Dumont. “Quando vim para Costa Rica, em 1977, fui o primeiro professor formado e habilitado nas disciplinas de Matemática, Física e Desenho Geométrico. É com muito orgulho que vejo hoje na nossa cidade tantos advogados, médicos e engenheiros bem sucedidos. Só tenho que agradecer e me orgulhar por fazer parte da história profissional de tantas pessoas e pela oportunidade de ser professor”, reflete Bruno.

Para ele, o professor é de suma importância em todos os segmentos sociais e deveria ser mais valorizado. Outra figura de destaque em nossa região é Marcia Aparecida da Silva Pereira, que trabalha na educação há 21 anos, é professora de Português, Literatura e Inglês na Escola Santos Dumont, e leciona disciplinas específicas na faculdade, relacionadas à didática e literatura infantil.  Sua atuação no ramo de educação não termina por aí, pois também trabalha na Secretaria de Educação como técnica de inspeção desde 2013.

“Desde muito pequena eu brincava que seria professora, mas a vontade aumentou com o passar dos anos, e então eu comecei a estudar para poder lecionar, fiz letras e pedagogia, pós-graduação e depois mestrado. Nesta minha trajetória, vivenciei muitas situações que me marcaram, mas o mais importante foi o de perceber ao longo do tempo a importância de ensinar com carinho, pois assim contribuímos de forma muito positiva na formação destas pessoas”, disse. 

Emocionada Marcia Aparecida Da Silva Pereira contou para o MS Todo Dia como este caminho foi longo e cheio de sacrifícios, mas de como tudo valeu à pena, e de como é gostoso relembrar do que passou. Com relação à relevância do professor na vida das pessoas, ela diz que o importante é sempre mostrar aos alunos ferramentas que lhes trazem a oportunidade de se transformar.

“O professor traz uma perspectiva de mudança para seus alunos. Muitas vezes conseguimos mostrar que a vida pode ser melhor, que a vida pode ser mudada, a escola melhora horizontes daqueles que passam a acreditar que podemos escolher novos caminhos” reflete ela.

Na mesma perspectiva de Márcia, Mirian Aun Pincelli, que foi educadora por 25 anos, conta como sempre procurou oferecer o melhor para seus alunos, e de como isso realmente é importante: “Como professora de Matemática, sempre trabalhei com monitoria, que funciona assim: o aluno que tem facilidade ensina os que tem dificuldade e ganha pontos com isso. Um fato que marcou minha trajetória como professora foi de uma aluna que tinha muita dificuldade e não gostava de Matemática, e eu pedi para um aluno ajuda-la. Depois de alguns anos, voltei a encontra-la, e ela estava entre as melhores de sua classe, lhe perguntei como ela tinha evoluído tanto, e ela então me contou que foi por conta da monitoria sugerida por mim ha alguns anos, e que nuna mais tinha tido dificuldades na matéria depois daquilo. Foi um dos momentos mais gratificantes para mim”.

Nós do MS Todo Dia parabenizamos todos os professores e vale lembrar: não se esqueça de celebrar este dia com seus mestres e aproveitar todo o aprendizado que eles estão dispostos a oferecer!

Fonte: MS TODO DIA

Fazer download da imagem




Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Camapuã, 74 - Novo Sonho Meu II, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS