Secretária de Saúde de Costa Rica apresenta balanço do quadrimestre em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores

por: MS Todo Dia - 14/06/2019 09:50

Secretária de Saúde de Costa Rica apresenta balanço do quadrimestre em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores Foto: Anna Karlla - ASSECOM/PMCR

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a secretária de Saúde Adriana Tobal, e representantes do Executivo Municipal e de entidades ligadas à área da Saúde de Costa Rica – MS participaram, na tarde da última segunda-feira, 10 de junho de 2019, da Audiência Pública de prestação de contas relativas ao 1º quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme os dados apresentados pela secretária de Saúde, Costa Rica conta atualmente com 7.698 famílias cadastradas nas setes ESFs – Estratégias de Saúde da Família. “Neste 1º quadrimestre foram realizadas: 31.000 consultas médicas; 17.441 exames laboratoriais e 1.431 consultas de pré-natal. Além disso, as agentes comunitárias de Saúde fizeram 25.208 visitas domiciliares e outras 1.142 visitas em residências foram feitas por profissionais médicos e/ou enfermeiros”, explicou Adriana Tobal.

Ainda segundo os dados apresentados pela gestora, hoje Costa Rica conta com 23 médicos divididos em 15 especialidades que atendem no CEM – Centro de Especialidade Médicas – onde foi feito 7.321 consultas com os especialistas. E ainda, 864 exames de ultrassom, 498 de raios X e 405 preventivos. Já no setor de transportes foram feitas 3.302 viagens para as cidades de Campo Grande - MS, Coxim - MS, Paranaíba - MS, Barretos - SP e/ou Jales - SP.

Durante a audiência pública o prefeito Waldeli dos Santos Rosa também apresentou o demonstrativo de receitas e relatou que a junção do repasse do Estado e União foi menor em comparação com o 1º quadrimestre de 2018, com isso, o Governo Municipal teve que aplicar mais recursos na Saúde.

“Com essa prestação de contas é possível ver o equilíbrio das nossas contas públicas, se caso, não tivéssemos uma gestão pautada na eficiência, com certeza não conseguiríamos cobrir o desfalque deixado pela União e Estado, pois sem dúvidas que a situação financeira teria afetado os atendimentos e procedimentos na Saúde”, concluiu Waldeli.

A audiência pública foi presidida pelo vereador Waldomiro Bocalan “Biri” e contou ainda com a presença dos vereadores Ailton Martins de Amorim e Claudomiro Martins Rosa “Cocó”.

Fonte: Assessoria da Prefeitura Municipal de Costa Rica

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Ceará, 258 - Sonho Meu III, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS