Teste para H1N1 de Costa Rica foi notificado como investigado para coronavírus, explica Secretaria de Saúde

Ministério da Saúde determinou que teste de coronavírus seja feito antes

por: Redação - 26/03/2020 18:29

Teste para H1N1 de Costa Rica foi notificado como investigado para coronavírus, explica Secretaria de Saúde Secretária da Saúde Adriana Tobal

Ministério da Saúde determinou que teste de coronavírus seja feito antes

Em entrevista na tarde desta quinta-feira (26), a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Costa Rica esclareceram que o caso investigado de coronavírus divulgado no boletim epidemiológico é, a princípio, um teste encaminhado para Campo Grande para H1N1. No entanto, por determinação do Ministério da Saúde, todos exames das cidades do interior que vão para Campo Grande de pacientes sintomáticos respiratórios será testado primeiro para o Covid-19.

A secretária de Saúde Adriana Tobal pontuou que a determinação do Ministério da Saúde é que estes pacientes sintomáticos respiratórios graves sejam primeiro submetidos ao teste do coronavírus. No caso, dois pacientes com sintomas de H1N1 tiveram material colhido e encaminhado ao laboratório de Campo Grande, onde será feito primeiramente o teste de coronavírus.

A decisão do Ministério da Saúde deve aumentar o número de casos investigados divulgados em cidades do interior. O resultado do exame de coronavírus pode levar de 24 a 72 horas e ainda é aguardada resposta. Na entrevista, que foi transmitida ao vivo pela página da Prefeitura de Costa Rica, a secretária pontuou a importância dos jovens de ficarem em casa e, mais do que isso, ajudarem os avós a não saírem de suas casas também.

Sobre a vacina da gripe, foi esclarecido que deve ser reabastecido apenas na próxima semana. Portanto, os idosos não precisam sair de suas casas e devem aguardar a reposição, que deve ser feita entre segunda ou terça-feira e será comunicada.

Coronavírus em Mato Grosso do Sul

Os casos confirmados de contaminação pelo Covid-19 subiram para 25. O último caso é de um bebê de apenas 3 meses, que teve contato com uma pessoa contaminada em Campo Grande. São 23 casos confirmados na Capital, um em Ponta Porã e um em Sidrolândia.

Abaixo Link das cidades confirmadas, em fase de investigação do COVID-19:

https://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/BOLETIM-CORONAVIRUS-26-03-2020-1.pdf

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS