Profissionais da Educação de Costa Rica destacam importância do Dia das Mulheres

A secretária de Educação, professora Maria Barbosa, e a professora Ruth Oliveira ressaltam a importância da mulher na sociedade

por: Redação - 08/03/2021 07:53

Profissionais da Educação de Costa Rica destacam importância do Dia das Mulheres Foto: Reprodução/ Freepik.

A secretária de Educação, professora Maria Barbosa, e a professora Ruth Oliveira ressaltam a importância da mulher na sociedade

No mundo todo o Dia das Mulheres é comemorado em 8 de março. Data que reúne conquistas e lutas que ainda são cravadas pelas mulheres de todos os lugares. Entretanto, existe um lugar onde mulheres são reconhecidas há muito tempo e ocupam espaço de destaque. A secretária de Educação, professora Maria Barbosa, e a professora Ruth Oliveira ressaltam a importância da mulher. 

“É um ser de muita luz”, define Maria Barbosa ao lembrar das mulheres. Ela ocupa um cargo de grande importância na cidade. Com responsabilidade de estabelecer um ensino promissor para as crianças de Costa Rica, ela destaca que é a realização de um sonho o cargo.

“É um grande desafio, uma missão e uma realização profissional para mim”, disse. A secretária lembra que já esteve à frente de direções de escolas, coordenações e muitos anos de carreira em salas de aulas.

Sobre as qualidades que fazem a mulher se destacar na área da educação, a secretária diz que poderia fazer uma lista. “Mulher tem uma capacidade incrível, é objetiva, centrada, responsável, cuidadosa, sensível. Se tem alguém que é capaz de estar à frente da Educação são mulheres”. 

Das dificuldades que as mulheres encontram na vida profissional, a secretária destaca que felizmente não sofreu nenhuma até o momento. Isto porque, segundo ela, a “educação é basicamente feita por mulheres”.

No entanto, ela ressalta que “as pessoas deveriam se espelhar mais nas mulheres quando elas estão à frente de pastas”. Por fim, ela lembra que “a mulher tem capacidade para exercer qualquer profissão. A única coisa que ainda temos que lidar é que ela deveria ser mais valorizada no profissional”. Não é novidade que em muitos setores de trabalho mulheres recebem menos do que um homem na mesma profissão. 

Profissionais de qualidade

No mesmo sentido, a professora da rede estadual Ruth Oliveira afirma que mulheres são profissionais de qualidade. Segundo ela, são as mulheres que regem a educação e conseguem lidar com as dificuldades do dia a dia para ver no futuro, os alunos brilharem.

Assim, ela destaca que o “dia das mulheres é importante para haver uma conscientização da sociedade, uma diminuição da violência contra a mulher”. Apesar disto, Ruth lembra que é preciso valorizar as felicidades que temos no dia a dia. “Imagine só, ser mulher no nordeste, onde não tem nem água”, exemplifica. 

Então, para as novas gerações, a profissional da Educação explica que é preciso amar a muito a ideia de ser professora. Segundo ela, é preciso que as meninas saibam da responsabilidade que é ser uma educadora. No entanto, Ruth confia que as mulheres podem se destacar na profissão, como já estão fazendo há tempos. 

Assim, ela diz que “a independência é o estudo, trabalho e emprego. Isto é ser independente e o que as mulheres devem procurar”. Por fim, a professora lembra que o dia das mulheres é durante o ano todo. “Temos que saber que o dia da mulher não é só 8 de março. O dia das mulheres é todo dia”, destaca. 

 

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS