Confirmação de 1º caso de Covid-19 em Figueirão gera polêmica

Médico da rede municipal diz que não foram seguidos os protocolos

por: Da Redação - 03/08/2020 16:39

Confirmação de 1º caso de Covid-19 em Figueirão gera polêmica

Médico da rede municipal diz que não foram seguidos os protocolos

A confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Figueirão gerou desentendimento entre o paciente - um médico da rede pública - e a prefeitura municipal. 

O médico Gustavo Prates afirma que teve os sintomas da doença há duas semanas e informou à chefia sobre a situação. No entanto, Gustavo alega que a chefia não aplicou os protocolos, como afastamento do trabalho, exame e isolamento social. O médico disse que continuou trabalhando, mas como os sintomas persistiram, acabou buscando diagnóstico por meios próprios na cidade vizinha de Camapuã. Segundo Gustavo, o exame que deu positivo para Covid-19 foi feito em uma clínica particular.

A prefeitura de Figueirão manifestou-se nas redes sociais no último domingo, confirmando o primeiro caso do novo coronavírus no município. O prefeito Rogério Rosalin disse que a prefeitura estava apurando detalhes sobre o caso e fez um questionamento: "Se ele é residente e morador do nosso município, cadê o isolamento domiciliar dele aqui no nosso município?". O prefeito não mencionou o nome de Gustavo na publicação.

Na postagem do prefeito, Gustavo fez um comentário em que afirma ter sido o paciente infectado por Covid-19 em Figueirão. O médico respondeu ao questionamento do prefeito: "não estou no município que resido Sr. prefeito, porque não seguiram os protocolos básicos, tive que procurar ajuda fora daí".

Posteriormente, a prefeitura de Figueirão fez outra publicação nas redes sociais informando que o primeiro paciente de Covid-19 no município teve contato com outra pessoa infectada em Paraíso das Águas. 

"Devemos ao máximo evitar sair do município, somente em caso de extrema necessidade, a secretaria de saúde juntamente com COE ira intensificar as ações e na próxima terça em reunião com comitê de enfrentamento e combate ao coronavírus será definido novas ações com maior eficácia para controle da Covid-19", complementa a nota.

Procuramos a delegacia de Polícia Civil de Camapuã, que atende o município de Figueirão, para saber se foi feito algum boletim de ocorrência sobre o caso, e fomos informados de que nada havia chegado até o conhecimento da autoridade policial. Também entramos em contato com o médico Gustavo Prates, mas ele não atendeu nossa ligação.

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS