Em mais uma ação do Cidade Empreendedora, Figueirão planeja compras para 2020

Plano anual de compras é mais uma ação incluída no planejamento do município

por: MS Todo Dia - 14/08/2019 09:19

Em mais uma ação do Cidade Empreendedora, Figueirão planeja compras para 2020 Reunião tem foco na elaboração do Plano Anual de Compras

Plano anual de compras é mais uma ação incluída no planejamento do município

Com a proposta de incentivar empresários locais a participarem dos processos licitatórios, o Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Figueirão promoveu nesta terça-feira (13) reunião com secretários, departamento de compras e licitação com foco na elaboração do Plano Anual de Compras, buscando o fortalecimento da economia local.

A ação faz parte do eixo de Compras Governamentais, do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pela instituição de apoio aos pequenos negócios e a gestão pública. O Plano anual de compras vai proporcionar um planejamento mais eficiente das aquisições que serão feitas pela Administração Municipal.

O consultor do Sebrae/MS, Luís Cesar Pivovar, reforçou que a iniciativa de realizar o planejamento tem como intuito a redução de prazos. Ele frisou ainda a importância do plano anual de compras pensando no próximo ano.

“Mapear o que é comprado e divulgar o plano de compras do município, permite aos empreendedores se organizar para participar”, disse o consultor, que na oportunidade também abordou o Plano de Ação para melhoria dos programas da Agricultura Familiar, com a participação de todos os envolvidos.

Para a secretária municipal de educação, Marinalva Paniago, ter um planejamento de compras dentro da secretaria é imprescindível para organização, além de evitar gastos desnecessários e atender a necessidade de todos os setores.

“A participação do comércio local dentro dos processos além de valorizar e alavancar a economia local, confere maior agilidade nas entregas e cumprimentos de prazos, que muitas das vezes as empresas de fora atendem, mas não com tanta eficiência”, disse a secretária.

Cidade Empreendedora

Entre as ações desenvolvidas no eixo Comprando dos Pequenos no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, diversas oficinas já foram realizadas tanto para os gestores públicos assim como para os produtores locais. O objetivo é organizar as compras públicas da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do município.

O Cidade Empreendedora tem como objetivo promover e acelerar o desenvolvimento local em conjunto com as prefeituras municipais, identificando e atuando com foco em eixos estratégicos da economia. Em Figueirão, o eixo que está sendo trabalhado é o da agricultura familiar. Mais informações pelo site www.sebraecidadeempreendedora.com.br/

Fonte: Sebrae/MS

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Ceará, 258 - Sonho Meu III, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS