Figueirão passa ter teste da linguinha gratuito para bebês

Para agendar o procedimento, é preciso procurar a fonoaudióloga Heliena Karla Fernandes

por: MS Todo Dia - 18/10/2019 15:05

Figueirão passa ter teste da linguinha gratuito para bebês

Para agendar o procedimento, é preciso procurar a fonoaudióloga Heliena Karla Fernandes

A Secretaria de Saúde de Figueirão informa que a partir do mês de novembro realizará o teste da linguinha, o agendamento para os bebês de até 180 dias de nascidos já está aberto.

 As mamães deverão comparecer na secretaria, munidas dos seguintes documentos; Certidão de Nascimento; Cartão do SUS; Comprovante de residência;

Para agendar o procedimento, é preciso procurar a fonoaudióloga Heliena Karla Fernandes. O Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês (Teste da Linguinha), obrigatório segundo a Lei nº 13.002/2014, é um procedimento utilizado para a detecção da anquiloglossia, uma alteração no tecido que se estende da língua até a cavidade inferior da boca. 

Congênita, a anomalia pode prejudicar a amamentação e a deglutição das crianças, por causa da dificuldade de sucção e outros movimentos da língua, e, portanto, abrir brechas para a má nutrição. Outros problemas que podem derivar dessa condição são os de desenvolvimento da fala, uma vez que é possível que a dicção fique comprometida, caso o quadro não seja tratado.

Fonte: Prefeitura Municipal de Figueirão

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Ceará, 258 - Sonho Meu III, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS