Será que seu dinheiro sobrevive a esse desafio? tenyearschallenge

por: Redação - 21/01/2019 13:29

Será que seu dinheiro sobrevive a esse desafio? tenyearschallenge

Essa semana surgiu nas redes sociais o desafio dos 10 anos ou #tenyearschallenge , o desafio proposto é bem simples, o usuário posta uma foto sua tirada há dez anos e uma recente. Ah, claro. Deve ser sempre acompanhado de um texto falando de superação e mudança pessoal. Tipo, “eu não arrependo de nada”, seguida de um #gratidão. Confesso que os primeiros 50 desafios postados na minha timeline me despertaram sorrisos, gargalhadas e, em alguns casos, expressões faciais de espanto. Horas depois, como todo desafio da internet, ficou cansativo e perdeu um pouco da graça. Mas a internet brasileira é um caso a ser estudado, para não deixar a brincadeira acabar, a avacalhação de temas variados começou a surgir.

O que no começou era uma brincadeira de antes e depois com fotos de artistas e pessoas comuns. Virou uma febre sem limites de antes e depois. Empresas entraram na brincadeira, marcas famosas, pessoas com fotos diferentes e muitos etcs. Dentre esse mar de memes e fotos, um desafio me chamou a atenção. Uma nota de 50 reais de 2009 e uma outra nota de 2019, mas com o valor de 5 reais. O lado cômico do meme é auto explicativo, nosso dinheiro não está valendo mais nada.

Como finanças é o meu ofício, comecei a pensar a respeito e como extrair dessa piada algum aprendizado para os meus clientes e amigos. No desafio dos 10 anos a famigerada nota de 50 reais sofreu uma desvalorização de 90%, ou seja, o poder de compra da moeda hoje compraria apenas 10% do que se poderia comprar em 2009. Trágico, não? O nome dessa tragédia chama-se inflação. Mas para “a nossa alegria” a desvalorização da nossa moeda não foi de 90% e sim de 72% em 10 anos (IBGE). O que ainda é trágico,sim. E mais trágico ainda é que a maioria dos brasileiros não tem a mínima ideia de como proteger o seu patrimônio e o seu dinheiro dessa desvalorização brutal e indefectível.

Ok, André. Então, o que eu posso fazer para proteger o meu patrimônio da inflação?

O primeiro passo que você deve fazer com o seu “rico dinheirinho” é tirá-lo imediatamente da poupança. Por que? Porque os rendimentos da poupança não conseguem bater a desvalorização do seu dinheiro gerado pela inflação, simples assim. Veja esse artigo: https://goo.gl/to4NV9

Pegou a visão? Você deve investir seu dinheiro em investimentos que batam a inflação. E quais são eles? Bom, se você consegue poupar só um pouquinho por mês, tipo R$100,00. Eu te recomendo investir no Tesouro Direto, no tesouro Selic. (veja como é simples: https://goo.gl/zPQGew)

 Agora se você já consegue poupar um pouco mais e quer rentabilidade maior que o tesouro Selic. Existem ótimos produtos de renda fixa conseguem fazer esse serviço para você, são eles: CDBs, LCI, LCA, LC e alguns outros. Mas fica um alerta, não deixe seu dinheiro em CDBs que pagam menos de 100% do CDI, a chance de ter uma rentabilidade igual ou pior que a poupança são grandes. Saia dessa fria.  

Em resumo, você só vai conseguir fazer seu dinheiro se valorizar e gerar bons frutos se você investir. Não é poupar, é investir. Pois investir requer inteligência, estudo e trabalho. Investir não é uma tarefa fácil, mas te garanto que os frutos são doces e duradouros. Vamos investir juntos?

Fonte: MS TODO DIA

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS