Como melhorar o desempenho da sua empresa?

por: Redação - 22/10/2018 16:48

Como melhorar o desempenho da sua empresa?
André Yano
#Noticias
22/10/2018 #André Yano



1) O primeiro passo é mensurar os números do seu negócio. Como em um painel de automóvel que possui informações muito úteis ao motorista. Do mesmo jeito, os indicadores financeiros ao informarem o desempenho da empresa, ajudam o empresário a tomar decisões rápidas e confiáveis. O empresário pode querer saber como está seu endividamento, como anda sua liquidez e como se comporta a rentabilidade de seu empreendimento. 
 
2) Tente começar pelos custos e despesas da sua empresa. Mantenha tudo registrado. E mais cedo ou mais tarde, você vai começar a questionar o preço de venda dos seus produtos ou o preço do seu fornecedor. Porque meu o preço de venda é x e não y? E vai enxergar que sua margem de lucro caminha junto com a diminuição dos custos de produção. O que podemos economizar sem perdermos a qualidade? Se você possui um restaurante, é fundamental saber, por exemplo, quanto de matéria-prima, mão-de-obra, energia gás e entre outros, foram utilizados para você compor o prato. 
 
3) Em seguida, mantenha as informações de faturamento, de compras sempre em dia. Crie sua metodologia própria. Você pode colocar seus dados em planilhas, fichários ou pastas. Você ainda pode segmentar o faturamento por tipo de produto, classe, período, maior margem. Nos primeiros meses você não vai notar muita diferença, mas depois 1 ou 2 semestres, vai perceber mudanças interessantes. Vai começar a perceber sazonalidades e oportunidades. Exemplo: Se todo inverno as vendas de sorvetes caem, o que podemos fazer para reverter isso?
 
4) O objetivo de toda empresa é, antes de tudo, gerar valor aos seus proprietários, certo? Mas você sabe o quanto sua empresa paga aos seus sócios? Sabendo os custos e a receita de vendas de sua empresa sua tarefa está meio caminho andado. Pois não basta saber apenas se a empresa teve lucro ou prejuízo, é preciso saber se este lucro está adequado. Uma maneira fácil e rápida de fazer é dividir o lucro líquido pela quantidade de dinheiro investido em seu negócio. Compare esse número com outros empreendimentos e aplicações financeiras. 
 
5) Munido de informações contábeis que revelem a imagem da sua empresa quanto a sua liquidez, atividade, endividamento e rentabilidade. Você conseguirá com muito mais facilidade obter crédito na praça, bem como encontrar possíveis investidores para o seu negócio. Dessa maneira, fazer aquela tão sonhada expansão e abrir novas filiais pode sair, finalmente, do papel.
 
Agora, caro empresário, não tem desculpa. É tomar coragem e praticar o famoso TBC – tirar a bunda da cadeira. Sem dúvidas, 2019 não será um ano fácil. Mas se depender dessas ferramentas de análise, você vai saber muito bem onde pisar e evitar tropeços e embaraços. Boa fortuna!
Fonte: André Yano

Fazer download da imagem




Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Camapuã, 74 - Novo Sonho Meu II, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS