Secretaria de Saúde de Paraiso das Águas realizará o teste da linguinha a partir de novembro

Procedimento é feito para detecção da anomalia que caso não tratada pode ocasionar a chamada língua presa

29/10/2019 11:32

Secretaria de Saúde de Paraiso das Águas realizará o teste da linguinha a partir de novembro Mães devem procurar secretaria e fazer agendamento para teste

Procedimento é feito para detecção da anomalia que caso não tratada pode ocasionar a chamada língua presa

Já está aberto o agendamento para que os bebês de até 180 dias de nascidos realizem o teste da linguinha na cidade de Paraíso das Águas. O teste começará a ser feito a partir do mês de novembro na cidade.

Coforme as informações divulgadas no site da Prefeita de Paraíso, as mamães deverão comparecer na Secretaria Municipal de Saúde, munidas de certidão de nascimento, cartão do Sus e comprovante de residência. 

O Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês (teste da linguinha), obrigatório segundo a Lei nº 13.002/2014, é um procedimento utilizado para a detecção da anquiloglossia, que é uma alteração no tecido que se estende da língua até a cavidade inferior da boca.

Caso não tratada pode ocasionar a chamada língua presa, pode prejudicar a amamentação e a deglutição das crianças, por causa da dificuldade de sucção e outros movimentos da língua, e, portanto, abrir brechas para a má nutrição. Outros problemas que podem derivar dessa condição são os de desenvolvimento da fala, uma vez que é possível que a dicção fique comprometida, caso o quadro não seja tratado.

Fonte: MS Todo Dia

Fazer download da imagem







Leia também

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!






contato

Rua: Ceará, 258 - Sonho Meu III, Costa Rica - MS, 79550-000



NOS ACOMPANHE NAS MIDIAS SOCIAIS