Costa Rica já tem 5 denúncias eleitorais em 2024

Aplicativo Pardal é focado na propaganda eleitoral irregular e já contabiliza 233 denúncias em todo o Mato Grosso do Sul

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica já tem 5 denúncias eleitorais em 2024 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Costa Rica registrou 5 denúncias eleitorais sobre propaganda irregular, através do aplicativo Pardal, do dia 16 de agosto, quando teve início a campanha para as eleições municipais de 2024, até o último dia 26. O aplicativo, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contabiliza um total de 233 denúncias em todo o estado desde o início de sua operação este ano. São queixas sobre propaganda irregular, mas o aplicativo não detalha a irregularidade.
 

Além de Costa Rica, outros municípios da região também aparecem nas estatísticas. São Gabriel do Oeste lidera com 16 denúncias, seguido por Pedro Gomes com 9 denúncias, Aparecida do Taboado com 2, e Alcinópolis com 1 denúncia.

Em todo o estado, a maioria das denúncias registradas estão relacionadas a candidatos a prefeito, somando 96 ocorrências. Outras 92 denúncias são contra candidatos a vereador, 3 contra vice-prefeitos e 42 são direcionadas a coligações, federações ou partidos.

O aplicativo Pardal foi desenvolvido para incentivar os eleitores a atuar como fiscais do processo eleitoral, denunciando irregularidades na propaganda eleitoral. Além de permitir denúncias sobre propaganda eleitoral inadequada, o aplicativo direciona as queixas para outros órgãos, como o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e o Ministério Público Eleitoral, dependendo do tipo de denúncia.

Você também pode gostar de ler