Ibama reforça combate a incêndios no Pantanal com helicóptero fretado de Portugal

Aeronave de grande porte será utilizada para combater focos de incêndio em áreas de difícil acesso em Mato Grosso do Sul

Imagem de compartilhamento para o artigo Ibama reforça combate a incêndios no Pantanal com helicóptero fretado de Portugal da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) recebeu o quinto helicóptero fretado de Portugal para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal, nesta segunda-feira (2). A aeronave, um bimotor turboeixo de grande porte, será deslocada para Corumbá.

Diferente dos helicópteros monomotores já em operação, o novo modelo se destaca por sua capacidade de lançar até 2,5 mil litros de água por vez, graças ao sistema helibalde, crucial para extinguir incêndios em áreas de difícil acesso.

Além disso, a aeronave pode transportar até 18 brigadistas por viagem, aumentando a eficiência nas respostas a emergências ambientais.

A contratação dessas aeronaves estrangeiras foi possível graças à Medida Provisória nº 1.240/2024, que flexibilizou o uso de aeronaves de matrícula estrangeira em situações de calamidade pública no Brasil, permitindo a utilização de equipamentos de maior porte no combate a incêndios.

Desde junho, o Prevfogo, ligado ao Ibama, já enfrentou 112 incêndios no Pantanal, com 71 deles extintos, 23 controlados e 18 ainda ativos. A força-tarefa conta com 18 aeronaves, 48 embarcações e outras estratégias, como a abertura de aceiros. 

Entre janeiro e setembro de 2024, foram registrados 9.175 focos de calor no Pantanal, com 72,6% concentrados em Mato Grosso do Sul. Estima-se que aproximadamente 2,5 milhões de hectares, o equivalente a 17% do bioma, já tenham sido destruídos pelo fogo.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler