Mato Grosso do Sul capacita servidores para uso de Inteligência Artificial em licitações públicas

Ciclo de capacitação voltado para a aplicação de Inteligência Artificial promete modernizar processos e otimizar recursos no Estado

Imagem de compartilhamento para o artigo Mato Grosso do Sul capacita servidores para uso de Inteligência Artificial em licitações públicas da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Secretaria de Estado de Administração (SAD) deu início, na segunda-feira (2), a um ciclo de capacitação voltado para a aplicação de Inteligência Artificial (IA) nos processos de licitação em Mato Grosso do Sul.

Com o curso "Total - Fase Preparatória das Contratações Públicas com Apoio do ChatGPT", 83 servidores da Secretaria-Executiva de Licitações (SEL) e das áreas de contratos e licitações de órgãos estaduais participam de uma formação com carga horária de 28 horas, visando modernizar a administração pública.

O curso integra a estratégia do Governo do Estado para a transformação digital e eficiência nas contratações, com a expectativa de reduzir em 50% o tempo de efetivação das licitações e melhorar a assertividade nas compras públicas. 

Frederico Felini, secretário de Estado de Administração, destacou a importância da capacitação para aprimorar o desempenho e promover maior integração entre as equipes de compras.

"Nosso compromisso com a excelência e a melhoria contínua está no centro das ações de capacitação. Essa oficina é essencial para otimizar as contratações públicas, que, por sua vez, garantem a entrega de serviços essenciais para a população", afirmou Felini.

A SAD busca implementar um modelo de gestão alinhado aos pilares de um Mato Grosso do Sul próspero, inclusivo e digital, promovendo maior eficiência e transparência nas políticas públicas por meio de uma gestão modernizada.

A oficina "Total" aborda temas como o macroprocesso das contratações públicas, o uso de IA para criar Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e Termos de Referência (TR), elaboração de Matriz de Riscos, levantamento de mercado e estimativa de valor de contratação.

As aulas, ministradas pelo professor Janderson da Costa Barbosa, mestre em Direito e Políticas Públicas, se estendem até o dia 17 de setembro, com encontros on-line e presenciais em Campo Grande.

Com a aplicação da Inteligência Artificial, o Estado espera aumentar a eficácia nas aquisições e o melhor uso de recursos públicos, consolidando-se como um exemplo de gestão digital e inovadora.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler