Gado sai em busca de água e morre atolado às margens do Rio Taquari em Coxim

Policiais Militares Ambientais foram até o local para investigar o caso; proprietário da fazenda será investigado por maus-tratos

Imagem de compartilhamento para o artigo Gado sai em busca de água e morre atolado às margens do Rio Taquari em Coxim da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Cabeças de gado que saíram em busca de água e alimento morreram ou ficaram atoladas às margens do Rio Taquari, em Coxim. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais por pescadores que passavam pela região do Caronal, na quinta-feira (5). A cena é mais um reflexo da seca extrema que ocorre em Mato Grosso Sul. 

A reportagem do MS Todo Dia entrou em contato com o Capitão Anderson Abraão Elias, comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim, para saber se eles haviam sido acionados para atender essa ocorrência.

Segundo o capitão, a equipe da PMA de Coxim foi ao local e está em busca do proprietário da fazenda de onde os animais saíram. Ele explicou que quando o gado está debilitado, desce até a beira do rio em busca de água, mas acaba ficando atolado e não consegue sair.

"A retirada dos animais é difícil devido ao estado debilitado em que se encontram", lamentou o Capitão Elias. A estiagem severa que o estado enfrenta pode ter contribuído para a situação, e a suspeita é de que o proprietário da fazenda não tenha se preparado para lidar com a estiagem, deixando o gado sem pastagem, suplemento ou feno. 

Conforme o capitão, essa situação configura maus-tratos, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa de R$ 1 mil por cada cabeça de gado.

A PMA, juntamente com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), fazem vistorias no local.

Os militares planejam fazer um sobrevoo com drone, nesta sexta-feira (6), para verificar a extensão dos danos. Outras informações serão divulgadas após a conclusão das vistorias.

Fonte: MS Todo Dia
Imagem: Reprodução/Instagram

Você também pode gostar de ler