Moradores de Costa Rica estão há mais de 150 dias sem ver uma gota de chuva

De acordo com dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a última chuva significativa na cidade foi registrada no dia 13 de abril,

Imagem de compartilhamento para o artigo Moradores de Costa Rica estão há mais de 150 dias sem ver uma gota de chuva da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Os moradores de Costa Rica estão sofrendo com o tempo seco. Isto porque a região não registra chuvas há mais de 150 dias. De acordo com dados das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a última precipitação significativa na cidade foi registrada em 13 de abril, com 15,4 mm de chuva.

A situação se repete não só em municípios vizinhos, mas em todo o Estado. Em Chapadão do Sul, por exemplo, a última chuva significativa ocorreu em 14 de abril, com 11 mm.

Nesta sexta-feira (6), a reportagem do MSTodoDia destacou a morte de cabeças de gado que ficaram atoladas em lama durante busca de água no Rio Taquari, em Coxim. Isto é mais um reflexo do problema de estiagem enfrentado pelo estado.

Além disso, o nível do Rio Paraguai, registrado pela régua da Marinha em Ladário, está em níveis negativos desde 26 de agosto, com -0,25 na última medição.

Imagem sol forte em costa rica

Monitor das Secas

O Monitor de Secas mostra que a área afetada pela seca em Mato Grosso do Sul aumentou de 85% para 100% entre junho e julho de 2024. Este é o maior índice de seca no estado desde julho de 2022. Em se tratando da intensidade, a seca grave no estado subiu de 11% para 34% do território entre junho e julho.

A previsão indica que a região norte do Estado pode começar a ver chuvas apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro. 

Fonte: MSTodoDia
Fotos: MSTodoDia


Você também pode gostar de ler