Ministério da Saúde expande rede de apoio à saúde mental em MS

Qualquer pessoa que necessite de cuidados relacionados à saúde mental pode procurar atendimento profissional

Imagem de compartilhamento para o artigo Ministério da Saúde expande rede de apoio à saúde mental em MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, realizado anualmente em 10 de setembro, é uma iniciativa promovida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e reforçada pela Organização Mundial da

Para prestar assistência a pessoas que enfrentam sofrimento psíquico e questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) conta com 2.947 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em 1.973 municípios. A RAPS também inclui 890 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), 80 Unidades de Acolhimento (UAs) e mais de 2 mil leitos de saúde mental em hospitais por todo o Brasil. No estado de Mato Grosso do Sul, uma rede dispõe de 35 CAPS, dois SRTs, uma UA e 13 leitos hospitalares.

Conheça outras iniciativas do Ministério da Saúde para ampliar a rede de apoio à saúde mental:

Expansão da rede de apoio psicossocial

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma das principais estratégias baseadas em evidências para a prevenção do suicídio é a implementação de políticas de saúde mental e a redução do consumo de álcool. Desde o ano passado, o governo federal tem promovido ações para expandir os serviços de cuidado voltados à saúde mental.

Como acessar os serviços

Qualquer pessoa que necessite de cuidados relacionados à saúde mental pode procurar atendimento profissional, disponível pelo SUS. O atendimento nos CAPS está disponível para todos e pode ser acessado de forma espontânea ou por encaminhamento de outros serviços de saúde. Nos casos das Unidades de Acolhimento, Serviços Residenciais Terapêuticos e Hospitais Gerais, o encaminhamento é obrigatório.

Orçamento ampliado em 53% para 2024

Em 2024, o Ministério da Saúde aumentou o orçamento destinado à saúde mental em 53%, totalizando R$ 4,7 bilhões. De janeiro de 2023 a junho de 2024, foram habilitados 98 novos pontos de atendimento da RAPS: 63 CAPS, 5 SRTs, 5 UAs e 25 novos leitos de saúde mental em hospitais gerais.

Meta de construir 150 novos CAPS até 2026

A expansão da RAPS é uma prioridade do Ministério da Saúde dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Até 2026, estão previstas a construção de 150 novos CAPS, com investimento superior a R$ 339 milhões, o que poderá beneficiar até 13,4 milhões de pessoas na Rede de Saúde Mental do SUS.

Fonte: MS Todo Dia com Ministério da SAúde

Você também pode gostar de ler