54% dos brasileiros são favoráveis à volta do horário de verão ainda este ano

O levantamento contou com a participação de três mil pessoas; na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, declarou que a volta do horário de verão é uma possibilidade real

Imagem de compartilhamento para o artigo 54% dos brasileiros são favoráveis à volta do horário de verão ainda este ano da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Uma pesquisa recente realizada pelo portal Reclame Aqui em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 54% dos brasileiros são favoráveis ao retorno do horário de verão ainda em 2024. O levantamento contou com a participação de três mil pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Dos entrevistados, 41,8% se declararam totalmente a favor da medida, enquanto 13,1% se mostraram parcialmente favoráveis. Em contrapartida, 25,8% manifestaram-se totalmente contra o retorno do horário de verão, 17% disseram ser indiferentes e 2,2% se mostraram parcialmente contrários.

Apoio Regional

O apoio ao retorno do horário de verão foi mais expressivo nas regiões que tradicionalmente adotavam a medida. No Sudeste, 56,1% dos entrevistados são a favor, com 43,1% sendo totalmente favoráveis e 13% parcialmente favoráveis. 

No Centro-Oeste, a aprovação atinge 40,9%, sendo 29,1% totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente favoráveis. No Sul, a tendência de apoio segue similar, embora os dados específicos não tenham sido detalhados na pesquisa


Sensação de Segurança

A pesquisa também abordou a sensação de segurança dos entrevistados durante o horário de verão. De acordo com os dados, 35,2% das pessoas se sentem mais seguras durante o período em que o horário de verão é adotado, especialmente em relação ao horário de saída para o trabalho. Em contraste, 19,5% afirmaram se sentir menos seguros, enquanto 41,9% disseram que a mudança não influencia na sua percepção de segurança.

Governo Considera Retorno

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, declarou que a volta do horário de verão é uma possibilidade real, visando o melhor aproveitamento da luz natural e a consequente redução do consumo de energia elétrica no país.

"O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energéticas, mas também econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas", reconheceu o ministro.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia 

Você também pode gostar de ler

X