MS inicia segunda edição da campanha Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida

Profissionais de saúde poderão receber vacinas essenciais a partir desta segunda-feira, 23 de setembro, até 12 de outubro

Imagem de compartilhamento para o artigo MS inicia segunda edição da campanha Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, tem início a 2ª edição da campanha 'Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida' em Mato Grosso do Sul. A ação, que se estende até o dia 12 de outubro. O principal objetivo é garantir que os profissionais da linha de frente da saúde estejam adequadamente vacinados, especialmente aqueles que atuam em ambientes hospitalares. De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa populacional de trabalhadores da saúde no estado é de 121.180 pessoas.

Durante a campanha, os profissionais de saúde poderão receber a vacina covid-19 monovalente (XBB) da fabricante Moderna, destinada a trabalhadores não vacinados ou que necessitam de reforço, respeitando um intervalo mínimo de três meses desde a última dose de qualquer vacina contra covid-19. Além disso, estarão disponíveis vacinas contra a Hepatite B, dTPa (difteria, tétano e coqueluche) e a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Os trabalhadores de saúde que atuam em serviços não hospitalares deverão se dirigir às salas de vacina disponíveis nas unidades de saúde da Atenção Primária dos municípios que aderirem à estratégia. Para facilitar o acesso à vacinação dos profissionais que atuam em Unidades Hospitalares e Centros de Atendimento Médico, a campanha contará com atividades “extra-muro”, realizadas dentro dessas instituições. As Coordenações Municipais de Imunização trabalharão em conjunto com as Direções das Unidades Hospitalares para definir um cronograma que favoreça a adesão dos profissionais.

A campanha é fruto de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Coordenadoria de Imunização (CDI), a Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública (Cesp) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Essa iniciativa reforça a importância da imunização para a proteção dos profissionais que cuidam da saúde da população, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria

Você também pode gostar de ler