Cartório Eleitoral de Costa Rica e Alcinópolis recebe urnas para preparação da votação

O juiz eleitoral Francisco Soliman destacou que a Justiça Eleitoral está em pleno funcionamento desde o início do ano, preparando-se para garantir a segurança e a transparência do processo eleitoral

Imagem de compartilhamento para o artigo Cartório Eleitoral de Costa Rica e Alcinópolis recebe urnas para preparação da votação da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Na manhã desta segunda-feira (30), o Cartório Eleitoral de Costa Rica e Alcinópolis deu início ao procedimento de carga e preparação das urnas para as eleições municipais que acontecerão no próximo domingo, dia 6 de outubro. O evento incluiu o teste da primeira urna, onde foram verificados votos válidos, nulos, brancos e votos de legenda para candidatos a vereador e prefeito.

Este será o primeiro ano em que a votação contará com o sistema de biometria em Mato Grosso do Sul, mas os eleitores que não estiverem cadastrados nesse sistema poderão votar apresentando um documento de identificação com foto.

Imagem Juiz Francisco Soleman

O juiz eleitoral Francisco Soliman destacou que a Justiça Eleitoral está em pleno funcionamento desde o início do ano, preparando-se para garantir a segurança e a transparência do processo eleitoral. 

Ele elogiou o trabalho da equipe do cartório eleitoral e ressaltou que todos os processos foram realizados em tempo hábil, com a participação ativa das coligações, partidos, candidatos e da imprensa.

"No dia de hoje, realizamos o procedimento de carga e preparação das urnas que serão encaminhadas para as sessões eleitorais e foi acompanhado por todos e o trabalho vem sendo desenvolvido com muita agilidade e também com muita qualidade".

Estiveram presentes no evento, o Promotor de Justiça, Jorge Abud Jr, o Chefe de Cartório Ozair Maia, o advogado Kayron Rodrigues da Coligação " Costa Rica É Para Quem Ama" da Candidata a Prefeita  Professora Manuelina , Iara Borges do Portal de Notícias Hora da Notícia e colaboradores que vão atuar nas eleições 2024.

Imagem checagem de urnas 01

Orientações

No dia da votação, os mesários e presidentes de sessão devem chegar cedo aos locais de votação para garantir a ordem e a tranquilidade do processo.

É essencial que os eleitores verifiquem seus locais e se apresentem com um documento de identificação.

"Se não souber exatamente qual a sessão, no local de votação haverá um auxiliar de local para orientar e se não tiver nenhuma informação sobre o local de votação ou sessão faça contato o quanto antes junto ao cartório eleitoral para ter essa informação". 

 A votação em Mato Grosso do Sul ocorrerá das 7h às 16h, e não será permitido o uso de celulares ou dispositivos que possam comprometer o sigilo do voto.

Imagem checagem urnas

Denúncias

O juiz Francisco Soliman também abordou a importância de denúncias sobre irregularidades por meio do aplicativo Pardal, disponível para iOS e Android. Até o momento, foram registradas algumas denúncias em Costa Rica e Alcinópolis, sendo apenas uma delas acompanhada de provas concretas.

Sobre as consequências para quem praticar boca de urna ou outras formas de propaganda ilegal no dia da eleição, o juiz alertou que essas práticas são crime e podem resultar em prisão em flagrante.

Os eleitores podem manifestar seu apoio aos candidatos de maneira silenciosa, mas não poderão realizar reuniões uniformizadas que caracterizem atos de campanha.

Soliman enfatizou a importância da participação popular nas eleições, ressaltando que cada voto conta para a legitimidade dos candidatos eleitos. Ele incentivou a população a exercer seu direito de voto e destacou que essa é uma oportunidade de impactar a comunidade para os próximos quatro anos.

"Todo e qualquer voto tem peso, tem relevância especialmente em cidades com o número pequeno de eleitores. É absolutamente importante que o eleitor,  de maneira consciente, faça suas escolhas", disse. 


Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia 

Você também pode gostar de ler