Conta de energia sobe com acionamento da bandeira vermelha em patamar 2 em outubro

Com reservatórios baixos e aumento no preço da energia, tarifa atinge o valor mais alto a partir desta terça-feira (1º)

Imagem de compartilhamento para o artigo Conta de energia sobe com acionamento da bandeira vermelha em patamar 2 em outubro da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A partir desta terça-feira (1º), os consumidores de energia elétrica enfrentarão um aumento significativo na conta de luz, com a ativação da bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o nível mais alto do sistema tarifário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A medida eleva o custo para R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora consumidos, em comparação aos R$ 4,463 cobrados anteriormente, segundo a Agência Brasil.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (27) pela Aneel, que justificou a decisão em função do risco hidrológico, com os níveis dos reservatórios abaixo do esperado, e a alta no preço da energia no mercado. Esse aumento reflete o custo da energia que foi produzida, mas não contratada previamente.

O sistema de bandeiras tarifárias, implantado em 2015, visa informar de maneira transparente os custos da geração de energia aos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ele é composto por três cores: verde, amarelo e vermelho, sendo a bandeira vermelha dividida em dois patamares. A bandeira verde, que estava em vigor durante boa parte do ano, indica que não há cobrança adicional na tarifa.

Em setembro, o país passou a operar sob a bandeira vermelha patamar 1, agora substituída pelo patamar 2, que implica o maior custo para os consumidores.

A Aneel destaca que o sistema de bandeiras tarifárias incentiva os usuários a adaptar seu consumo de energia, possibilitando uma redução no valor final da conta de luz.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler

X