Eleitorado atento: Costa Rica e região somam 44 denúncias eleitorais na reta final das eleições 2024

Em todo o estado, são 806 denúncias desde o início da campanha eleitoral; Mato Grosso do Sul ocupa o 16º lugar no ranking nacional de denúncias

Imagem de compartilhamento para o artigo Eleitorado atento: Costa Rica e região somam 44 denúncias eleitorais na reta final das eleições 2024 da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Desde o início da campanha para as eleições municipais de 2024, em 16 de agosto, até este sábado (28), foram registradas 806 denúncias sobre propaganda eleitoral irregular em Mato Grosso do Sul, envolvendo candidatos a prefeito, vereador, vice-prefeito e partidos, coligações e federações. Em todo o Brasil, o total de denúncias chega a 72.410, com São Paulo liderando com 13.854 denúncias.

As denúncias feitas por meio do aplicativo Pardal, em sua maioria, são relacionadas à internet, seguidas por infrações envolvendo bens públicos e adesivos. Mato Grosso do Sul ocupa o 16º lugar no ranking de denúncias eleitorais.

Eleitores de Costa Rica e municípios vizinhos também utilizaram o aplicativo para relatar irregularidades eleitorais. Confira abaixo o número de denúncias registradas até o momento:


Costa Rica: 6
Cassilândia: 18
Alcinópolis: 2
Coxim: 6
Sonora: 1
Pedro Gomes: 11
Figueirão: 0
Paraíso das Águas: 0
Camapuã: 0
Chapadão do Sul: 0

As queixas envolvem propaganda irregular, mas o aplicativo não detalha exatamente do que se trata; as estatísticas não discriminam o tipo de denúncia recebida por cada município.

O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, tem o objetivo de envolver os eleitores no processo de fiscalização, permitindo que eles denunciem irregularidades na propaganda eleitoral. Além de abordar propaganda inadequada, o Pardal direciona as queixas para outras instituições, como o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e o Ministério Público Eleitoral, conforme o tipo de denúncia.

Fonte: MS Todo Dia 
Foto: Assessoria 

Você também pode gostar de ler

X