Votação é aberta em Costa Rica e em todo o Brasil

Eleitores de Costa Rica podem escolher entre dois candidatos a prefeito e 78 candidatos a vereador; urnas ficam abertas até às 16h

Imagem de compartilhamento para o artigo Votação é aberta em Costa Rica e em todo o Brasil da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A votação nas eleições municipais de 2024 começou na manhã deste domingo (6) em Costa Rica e em todo o Brasil. As urnas abriram às 7h e seguirão recebendo os eleitores até às 16h, quando a contagem dos votos será iniciada.

Em Costa Rica, dois candidatos disputam a prefeitura:

  • Delegado Cleverson (PP) e sua vice Roni Cota (PSDB), da coligação "Unidos por Costa Rica", com o número 11;
  • Professora Manuelina (MDB) e o vice Roberto da Graça (Solidariedade), da coligação "Costa Rica é para quem Ama", com o número 15.

Além dos candidatos a prefeito, o município conta com 78 candidatos a vereador oficialmente registrados. A lista completa com os nomes, números de urna, partidos e a situação de cada candidatura está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Imagem 1 Imagem 2 Imagem Captura de tela 2024-08-21 111120

Locais de Votação e Ferramentas Eleitorais

Os 22.467 eleitores aptos a votar em Costa Rica serão distribuídos por 10 locais de votação, que contam com 77 seções eleitorais prontas para recebê-los. Os eleitores podem consultar seus locais de votação utilizando o aplicativo e-Título, disponível para smartphones Android e iOS, ou através do site do TSE.

O e-Título mostra a zona e seção eleitoral, além de permitir a geolocalização para guiar os eleitores até o local. Para quem preferir acessar pelo site do TSE, basta entrar na aba "Serviços Eleitorais" e clicar em "Local de votação/zonas eleitorais", preenchendo os campos com o nome, número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Imagem Captura de tela 2024-10-06 072846 Imagem Captura de tela 2024-10-06 072857

Regras e Obrigações Eleitorais

O voto é obrigatório para eleitores alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos, e aqueles que não puderem comparecer às urnas devem justificar a ausência, sob pena de multa que varia entre 3% e 10% do salário mínimo. A justificativa pode ser feita através do e-Título, do sistema Justifica, ou presencialmente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após o pleito.

Eleitores que não possuem biometria cadastrada poderão votar normalmente, utilizando um documento oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório no momento da votação, mas celulares são proibidos na cabine de votação.

Aqueles que não justificarem a ausência podem enfrentar sanções, como a impossibilidade de obter passaporte ou carteira de identidade, se inscrever em concursos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino públicas, e até pedir documentos em embaixadas e consulados.

O TSE recomenda que os eleitores confirmem seus locais de votação com antecedência, pois alguns endereços podem ter sofrido alterações desde o último pleito.

Fonte e foto: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler