Votação em Costa Rica avança sem incidentes, avalia juiz eleitoral

Segundo o juiz eleitoral Francisco Soliman, da 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica (MS), os primeiros resultados devem estar disponíveis por volta das 17h30

Imagem de compartilhamento para o artigo Votação em Costa Rica avança sem incidentes, avalia juiz eleitoral da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O juiz eleitoral Francisco Soliman, da 38ª Zona Eleitoral de Costa Rica (MS), conversou com a reportagem do MS Todo Dia pouco antes do encerramento das eleições, neste domingo (6). Segundo ele, a votação está ocorrendo tranquilamente, sem incidentes ou problemas relacionados a urnas eletrônicas.

O processo começou às 7 horas, com um fluxo regular e normal de eleitores. Soliman afirmou que até o momento não houve registro de crimes eleitorais ou ilícitos, e nenhuma urna precisou ser substituída, tanto em Costa Rica quanto em Alcinópolis. 

Segundo ele, apenas uma situação de transporte de eleitores em Alcinópolis está sendo investigada e resultou na prisão em flagrante da pessoa responsável.

O juiz também destacou que os eleitores com deficiência e mobilidade reduzida tiveram acesso adequado aos locais de votação, que dispõem de infraestrutura acessível.

A previsão para a divulgação dos resultados é a partir das 16 horas. Após o encerramento da votação, as mídias serão enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral. De acordo com Soliman, os primeiros resultados devem estar disponíveis por volta das 17h30, tanto em Costa Rica quanto em Alcinópolis.

Durante o encerramento das eleições, coligações e partidos poderão acompanhar o trabalho no cartório eleitoral. 

“ É possível que as coligações e os partidos acompanhem o desenvolvimento do trabalho, inclusive a imprensa, lá no cartório eleitoral. A Polícia Militar e a Polícia Civil estão preparadas para as possibilidades decorrentes do resultado, para garantir a segurança da população, principalmente, e de todos os envolvidos no processo eleitoral”, comentou o juiz. 

Segundo ele, carreatas estão liberadas após a divulgação dos resultados. “Será possível, sim, carreata, a comemoração pelos apoiadores de quem vencer a eleição, e tudo isso já está devidamente preparado em um ambiente seguro e tranquilo por parte da Polícia Militar”, disse.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler