Recorde de calor e secura, MS registrou temperaturas até 7ºC acima da média em setembro

Conforme o Inmet, a umidade relativa do ar também atingiu valores críticos de 7%

Imagem de compartilhamento para o artigo Recorde de calor e secura, MS registrou temperaturas até 7ºC acima da média em setembro da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Em uma nota técnica sobre eventos extremos de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destacou que Mato Grosso do Sul e outros quatro estados (Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo) registraram temperaturas que ultrapassaram os 7°C acima do normal para o mês.

A cidade mais quente do estado foi Água Clara, com uma máxima de 43,1°C no dia 25 de setembro, valor que no Brasil só ficou abaixo dos 43,2°C registrados em Cuiabá (MT) no dia seguinte.

As temperaturas extremas em Mato Grosso do Sul só não superaram os recordes de setembro de 2020, quando Água Clara registrou 44,1°C no dia 30. Para outubro, o Inmet prevê que o calor continue, com a possibilidade de novos picos históricos.

Além do calor, a seca extrema também foi destaque na nota técnica. Níveis críticos de umidade relativa do ar, inferiores a 10%, foram registrados no estado, assim como em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal e São Paulo.

Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul, enfrentou uma das menores umidades do país em 3 de setembro, atingindo 7%, ao lado de cidades como Gama (DF), Goiânia (GO), Monte Verde (MG) e Marília (SP).

"Como resultado, todas as estações analisadas apresentaram setembro de 2024 mais seco que o de 2023, com registro de umidade relativa de 7%. Destaque para o município de Coxim, que apresentou a maior diferença em relação a setembro de 2023, com um valor significativo de 13%," apontou o Inmet.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler

X