Bombeiros combatem incêndios florestais no Pantanal há 198 dias

Nesta quarta-feira (16), há quatro focos ativos de incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense, incluindo Costa Rica

Imagem de compartilhamento para o artigo Bombeiros combatem incêndios florestais no Pantanal há 198 dias da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Os incêndios florestais no Pantanal sul-mato-grossense persistem, com quatro focos ativos, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), apoiado por outras forças de segurança, mantém ações de combate ao fogo há 198 dias. As regiões de Paiaguás e Abobral (Passo do Lontra) são as principais áreas de atuação.

Um dos focos mais críticos está na divisa com o Mato Grosso, onde uma linha de fogo de aproximadamente 40 quilômetros se formou. As chamas, vindas do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, se alastraram para Mato Grosso do Sul.

Outros focos estão sendo monitorados em Corumbá, incluindo Paiaguás, Nabileque, Paraguai-Mirim, Forte Coimbra, Serra do Amolar e Albuquerque. As áreas afetadas também incluem Rio Negro (Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro), Costa Rica, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Dourados, Coxim, Inocência, Paranaíba, Naviraí (Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema), Miranda, Porto Murtinho, Nioaque e Aquidauana.

Ontem (15), um novo ciclo de trabalho começou, com a troca de dez bombeiros militares do Rio Grande do Sul, estado que continua a apoiar as ações de combate no Pantanal.

O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) está prestando suporte às equipes em solo, que realizam o monitoramento das áreas impactadas. Doze bases avançadas foram instaladas para garantir uma resposta rápida em caso de novos focos de incêndio.

As chuvas recentes trouxeram algum alívio após um longo período de seca, mas o Pantanal ainda enfrenta altas temperaturas e ventos variáveis, aumentando o risco de novos incêndios florestais.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria 

Você também pode gostar de ler

X