Prepare-se! Superlua vai iluminar o céu nesta quinta-feira

A lua cheia surgirá no horizonte leste ao pôr do sol e desaparecerá no oeste ao amanhecer, permitindo uma observação prolongada durante toda a noite

Imagem de compartilhamento para o artigo Prepare-se! Superlua vai iluminar o céu nesta quinta-feira da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Nesta quinta-feira (17), uma superlua vai iluminar o céu e poderá ser observada em todo o mundo. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, fazendo com que o astro pareça maior e mais brilhante do que o habitual. Hoje, a Lua estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra, uma diferença significativa em relação à distância média de 384.400 quilômetros.

A superlua ocorre devido ao alinhamento do Sol e da Lua em lados opostos da Terra, iluminando completamente a face visível do satélite natural. O termo "superlua" foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e, apesar de não ter base científica, tornou-se popular para descrever essas luas cheias especiais. De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, a definição do termo varia entre as instituições astronômicas, mas é geralmente aceita para luas que ocorrem no perigeu ou próximas dele.

Nascimento explicou que a superlua pode ocorrer de uma a seis vezes por ano, durante as fases cheia ou nova. A órbita da Lua é elíptica, fazendo com que sua distância da Terra varie. Quando a Lua está no perigeu, parece mais brilhante e maior para os observadores na Terra. Este fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.

A Lua cheia surgirá no horizonte leste ao pôr do sol e desaparecerá no oeste ao amanhecer, permitindo uma observação prolongada durante toda a noite. A primeira superlua de 2024 foi em 19 de agosto, a aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra, e a última será em 15 de novembro, quando estará a 361.867 quilômetros.

A superlua de hoje será a mais próxima da Terra neste ano, proporcionando uma visão espetacular para aqueles que desejam admirar o satélite natural. É recomendável que os observadores escolham locais afastados dos centros urbanos, onde a poluição luminosa é menor, para uma experiência visual mais surpreendente.

Fonte: MS Todo Dia/Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Você também pode gostar de ler

X