Dia do Médico: Dr. Herbert Bassi destaca que o papel dos médicos vai muito além do diagnóstico e tratamento

A jornada de Herbert na área da saúde começou cedo, aos 12 anos, no ramo farmacêutico; hoje o profissional atua em Alcinópolis

Imagem de compartilhamento para o artigo Dia do Médico: Dr. Herbert Bassi destaca que o papel dos médicos vai muito além do diagnóstico e tratamento da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Dia 18 de outubro homenageia todos os profissionais que dedicam suas vidas a cuidar da saúde e bem-estar da comunidade: os médicos. Herbert Bassi Ferreira Dias faz parte deste grupo. Ele atua como médico generalista em Alcinópolis (MS) e tem uma história que prova que o papel dos médicos vai muito além do diagnóstico e tratamento.

A jornada do Dr. Herbert na área da saúde começou cedo, aos 12 anos, no ramo farmacêutico. Formou-se em Farmácia-Bioquímica e trabalhou na área por vários anos, mas o sonho de se tornar médico sempre esteve presente. "Meu sonho de ser médico nasceu da vontade de fazer a diferença na vida das pessoas, de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de cuidar da saúde de forma integral", explica.

Nascido em Costa Rica, Dr. Herbert conseguiu se formar em Medicina e hoje atende em Alcinópolis, onde vive atualmente. "Sinto gratidão e orgulho em poder dizer que sou cidadão alcinopolense", afirma.

Com quatro anos e meio de atuação médica, Herbert afirma que um dos maiores desafios da profissão é equilibrar a vida pessoal e profissional. "Valorizo muito o tempo que tenho e faço questão de estar ao lado da minha família", diz, mencionando sua esposa, Lígia Maria, e seus filhos, Maria Cecília e Pedro José. Além disso, lidar com a carga emocional de estar próximo ao sofrimento dos pacientes é uma constante em sua rotina.

Imagem Dr Hebert 1

Momento marcante

O sofrimento dos pacientes não é algo distante. Muitas vezes acontece com alguém bem próximo. Isto ocorreu com Dr. Herbert durante a pandemia de COVID-19. "Testemunhei a perda de tantas vidas, incluindo de amigos e familiares", relata. A experiência foi particularmente intensa quando o pai dele contraiu o vírus e sua condição se agravou rapidamente. "Como médicos, meu irmão e eu sabíamos o que estava acontecendo, e do que poderia acontecer em um momento tão incerto, mas a fé em Deus e as orações foram primordiais." Felizmente, o pai dele se recuperou.

"Podemos contribuir para a promoção da saúde e a prevenção de doenças, ajudando na conscientização das pessoas sobre hábitos saudáveis e medidas preventivas", afirma Dr. Herbert, que vê o papel do médico na comunidade como algo que vai muito além do diagnóstico e tratamento de doenças. Ele enfatiza a importância do apoio emocional e da construção de uma relação de confiança com os pacientes.

A parte mais gratificante de seu trabalho é a oportunidade de fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. "Escutar um ‘obrigado’ sincero é uma recompensa inestimável", diz.

Para aqueles que pensam em seguir a carreira médica, Dr. Herbert tem um alerta: "Medicina é uma carreira que exige muito esforço, dedicação, resiliência e empatia. Serão longas jornadas de estudo e imensos desafios tanto físicos quanto emocionais." Ele reafirma que, “Apesar desses desafios, ser médico é algo extremamente recompensador”.

A reportagem do MS Todo Dia parabeniza todos os médicos!

Fonte: MS todo Dia 
Foto: Arquivo pessoal 

Você também pode gostar de ler