Bioeconomia Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável e o Subprojeto Sabão Sustentável

Nand-Neile Furtado Pereira e Ruth Gonçalves Oliveira

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Este artigo é um relato do subprojeto: sabão sustentável realizado no ano de 2019 que surgiu a partir da necessidade de se produzir sabão frio para ser vendido a fim de arrecadar fundos para a formatura dos alunos. A experiência foi realizada com os alunos do AJA Bloco Final 8º e 9º anos motivados pela preservação do meio ambiente, através da reutilização da gordura e óleo usados que seriam despejados no lixo ou em lugares inadequados. O conceito de educação ambiental foi norteado pela seguinte afirmação:

A educação ambiental como promotora das mudanças de comportamentos ambientalmente inadequados – de fundo disciplinatório e moralista -; a educação ambiental para a sensibilização ambiental – de fundo ingênuo e imobilista; a educação ambiental centrada na ação para a diminuição dos efeitos predatórios das relações dos sujeitos com a natureza – de caráter ativista e imediatista; a educação ambiental centrada na transmissão de conhecimentos técnico-científicos sobre os processos ambientais que teriam como consequência uma relação mais adequada com o ambiente – de caráter racionalista e instrumental; e a educação ambiental como um processo político de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que tem como objetivo a construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental e social - a educação ambiental transformadora e emancipatória (TOZONI-REIS, 2007).

Os componentes curriculares que se envolveram no projeto com seus respectivos professores foram: Desenvolvimento Social, Informática, Matemática e Ciências da Natureza. O projeto motivou os alunos a produzirem o sabão frio em suas residências para venda e para o próprio consumo.

A educação para a cidadania requer uma abordagem que seja cada vez menos fragmentada, que envolva metodologias interdisciplinares e inclua as questões sociais e que estas sejam submetidas à aprendizagem e à reflexão dos alunos, a partir de um tratamento didático que perceba a sua complexidade e dinâmica, atribuindo-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Desta forma o currículo ganha em flexibilidade e abertura, já que os temas podem ser contextualizados e priorizados conforme as diversas realidades locais e regionais, possibilitando ainda a inclusão de novos temas (GALLO, 2001, p.18).

A educação ambiental não se realiza sozinha, ela depende dos fatores políticos, educacionais, sociais e econômicos evidenciados pela escola que é o principal local para abordagem do tema por meio de atitudes de preservação e cuidado com a natureza a serem ensinados desde os anos iniciais dos alunos às demais etapas de ensino.

Toda aprendizagem só é autêntica quando se incorpora à vida, portanto, aprender é modificar comportamentos. Ela acontece como resultado das tentativas que o ser humano faz para satisfazer seus motivos internos. Sabe-se que a aprendizagem é contínua, gradativa e dinâmica. Pois, tanto acontece ao longo da vida, como as situações novas vão se complexando e sempre envolvem situações já aprendidas e as experiências se reorganizam e tudo recomeça (ROSSINI, 2005, p. 62).

Por meio da realização desse subprojeto constatou-se que a educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros (Revista Educação, 2007 apud Rodrigues, 2009, p. 32).

ASPECTOS DO SUBPROJETO EM CONSONÂNCIA COM O MEIO AMBIENTE

O desenvolvimento do subprojeto: sabão sustentável foi trabalhado nas aulas de Ciências e Desenvolvimento Social nas quais foram estudados os danos que o óleo de cozinha pode gerar ao meio ambiente quando é descartado de maneira inadequada pode ocorrer: contaminação de rios, lagoas. (Um litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água). Prejudica a fauna e flora aquática; causa enormes prejuízos financeiros, ao danificar o sistema de esgoto. 

Nas aulas de Matemática foi possível estudar proporção e medidas de volume, cálculo e balanço de investimento e lucros. Nas aulas de Informática deu-se início ao desenvolvimento do logotipo e identidade visual da marca.

A tarefa da Educação Ambiental é reconstruir uma nova ética capaz de comportar a tensividade e o diálogo, recuperando o movimento das mãos e das mentes de cada sujeito ecológico. Nesta ciranda epistemológica, o movimento terá início quando realmente compreendermos que a Educação Ambiental exige um esforço multissetorial para poder cumprir, pelo menos em parte, os desafios da humanidade. Nossa tarefa ainda está longe de ser concretizada, mas os sonhos ainda permitem um lugar especial às nossas esperanças (SATO, 2003, p. 15).

Discutiu-se em sala de aula sobre os impactos que o subprojeto exerceu entre os participantes. Foi escolhido um porta-voz da sala para dar seu depoimento no documentário. Ocorreu a elaboração do documentário, com relatos e os registros do desenvolvimento do subprojeto. 

Foi mostrado aos estudantes garrafas pets cheias de gorduras ou óleos saturados. Foi passada a receita do sabão e solicitado aos estudantes e professores a doação de gorduras e óleos. Após uma semana os ingredientes foram suficientes para manipular uma receita. Na semana seguinte foram adquiridas uma nova remessa de ingredientes, sendo possível a produção do sabão frio por todos os alunos da sala.  A avaliação das receitas foi feita por comparação: consistência, forma, acidez, cor e eficácia do produto. 

A expectativa dos alunos era de que o feitio do sabão seria mais difícil e demorado, no entanto, uma receita é realizada em torno de 1(uma) hora, os alunos observaram que a produção do sabão foi de baixo custo e pode solucionar um dos problemas do meio ambiente. 

A prática da Educação Ambiental nas escolas contribuirá para sanar os problemas ambientais enfrentados atualmente e futuramente, porém para que isso funcione, ela não deve ser tratada apenas na semana do meio ambiente, dando ênfase somente nos aspectos como a natureza e reciclagem de lixo, ela deve ser tratada no dia a dia da criança levando em conta a cultura e os problemas sociais do local. Assim, deve estar presente em diversos momentos do currículo escolar (TRAVASSOS, 2006, p.12).

A experiência resultou em um trabalho conjunto que uniu alunos e professores em um mesmo objetivo. Todos os participantes se sentiram úteis e responsáveis no desempenho de suas tarefas. Descobriram que uma simples ação pode melhorar o espaço em que vivemos. As facilidades em relação à produção do sabão é de que as pessoas podem fazer em casa, sem correr riscos. 

No decorrer da produção do sabão, os alunos detectaram as seguintes dificuldades que podem prejudicar a ação: esquecer de juntar os óleos e gorduras, não produzir o sabão frio sozinhos, ao contrário formar parceria com os vizinhos e demais pessoas que possuem interesse na preservação do meio ambiente.

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