Chapadão do Sul celebra 37 anos e se consolida como um centro de desenvolvimento econômico

O prefeito da cidade, João Carlos Krug conta que o desafio do isolamento foi fundamental para impulsionar o desenvolvimento do município

Imagem de compartilhamento para o artigo Chapadão do Sul celebra 37 anos e se consolida como um centro de desenvolvimento econômico da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Nesta quarta-feira (23), Chapadão do Sul comemora seu 37º aniversário. Em entrevista exclusiva ao MS Todo Dia, o prefeito João Carlos Krug, que conclui seu quarto mandato, relembra como os desafios iniciais do isolamento e da falta de infraestrutura foram superados, transformando a cidade em um polo regional de comércio e serviços.

"A cidade está bem estruturada economicamente, com a agricultura como principal motor, mas hoje o comércio e os serviços também têm grande importância," destaca Krug.

Inicialmente, o isolamento era um obstáculo significativo. "Estávamos distantes dos grandes centros e, no início, não havia estradas adequadas. Durante as chuvas, as estradas de chão eram intransitáveis," relembra o prefeito. Esses desafios obrigaram Chapadão do Sul a resolver seus problemas internamente, o que acabou fomentando um crescimento sustentável e a criação de um centro regional de vendas de máquinas e serviços agrícolas.

Hoje, Chapadão do Sul é um exemplo de desenvolvimento no Mato Grosso do Sul, com um crescimento populacional de 8 a 10% ao ano e pleno emprego durante as administrações de Krug. A cidade oferece infraestrutura completa, com 100% de asfaltamento desde 2020, esgoto e iluminação de LED. Além disso, a cidade tem investido na educação, com uma rede municipal moderna e uma oferta crescente de vagas escolares.

Imagem prefeito joao krug

Na área da saúde, o município ampliou seu hospital municipal e está em processo de aquisição de um tomógrafo e uma ressonância magnética, com o objetivo de transformar Chapadão do Sul em um centro regional de saúde. A infraestrutura viária também é destaque, com ligações importantes como a BR-060 e a MS-306, além da ferrovia Ferronorte e um aeroporto capaz de receber aviões de grande porte.

Chapadão do Sul não possui distritos, com a população concentrada na área urbana. A cidade se destaca no cenário estadual, sendo a cidade com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Mato Grosso do Sul e uma das que apresentam melhor distribuição de renda no Brasil.

Com uma história que remonta à década de 1970, quando o Comendador Júlio Alves Martins iniciou o primeiro loteamento, a cidade foi oficialmente criada em 1987. Colonizada por desbravadores de várias partes do país, principalmente do Sul, Chapadão do Sul se desenvolveu inicialmente com o cultivo de arroz, soja e milho.

Agora, a cidade se prepara para um futuro promissor. "Estamos entregando uma cidade pronta para crescer ainda mais," conclui Krug, destacando obras importantes como o contorno rodoviário e uma grande avenida urbana, investimentos que totalizam R$ 50 milhões. "Chapadão do Sul se consolida como um exemplo de superação e desenvolvimento no Mato Grosso do Sul," finaliza o prefeito.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assecom

Você também pode gostar de ler