Plantio de soja em Mato Grosso do Sul avança com retorno das chuvas de outubro

A maior velocidade no plantio se concentra na região Sul do estado, onde a semeadura já alcança 39,7% da área prevista

Imagem de compartilhamento para o artigo Plantio de soja em Mato Grosso do Sul avança com retorno das chuvas de outubro da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Com o retorno das chuvas no início de outubro, agricultores de Mato Grosso do Sul intensificaram o plantio da nova safra de soja, que já atingiu 30% da área prevista até a terceira semana do mês. O ritmo da semeadura está 10,1 pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado, superando o desempenho das últimas cinco safras, de acordo com o Boletim do Projeto Siga-MS.

O levantamento, realizado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a Aprosoja/MS, projeta que 4.501 hectares serão cultivados com soja nesta safra, um aumento de 6,8% em comparação com a safra passada.

A maior velocidade no plantio se concentra na região Sul do estado, onde a semeadura já alcança 39,7% da área prevista. No Centro, o índice chega a 20,7% e, na região Norte, a 17,2%. Ainda segundo o boletim, 94,7% das lavouras apresentam condições consideradas boas para o plantio, com a exceção da região Sul, onde 20% das áreas foram classificadas como em condições ruins.

A expectativa dos técnicos do Projeto Siga-MS é que a média de produtividade alcance 51,7 sacas de soja por hectare, o que deve resultar em uma produção total próxima de 14 milhões de toneladas. Historicamente, o período mais intenso para o plantio no estado ocorre entre 18 de outubro e 8 de novembro, concentrando 70% da semeadura total.

Apesar da retomada das chuvas, dados do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indicam que os volumes na primeira quinzena de outubro ficaram abaixo da média histórica em todas as regiões do estado.

Ainda assim, novas precipitações estão previstas. Entre os dias 21 e 29 de outubro, acumulados de 10 a 60 milímetros são esperados para as regiões Norte, Pantaneira e Nordeste de Mato Grosso do Sul. No segundo período, de 29 de outubro a 6 de novembro, o acumulado de chuvas deve variar entre 20 e 60 milímetros, conforme o Cemtec/MS.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria 

Você também pode gostar de ler