Bandeirantes terá nova eleição após TSE barrar candidatura de Álvaro Urt

Prefeito eleito Álvaro Urt teve registro indeferido pelo TSE, e nova eleição no município de Bandeirantes deve ocorrer em novembro

Imagem de compartilhamento para o artigo Bandeirantes terá nova eleição após TSE barrar candidatura de Álvaro Urt da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O município de Bandeirantes terá nova eleição para definir o próximo prefeito após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura do prefeito eleito, Álvaro Urt (PSDB). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), a previsão é de que a nova eleição seja realizada em novembro.

Conforme as informações divulgadas pelo Midiamax, essa é a terceira vez que Urt é barrado após vencer uma eleição no município. Em 10 de outubro, o TSE decidiu indeferir a candidatura com base na cassação de Urt como prefeito, por infrações político-administrativas cometidas entre 2016 e 2020. 

Em 2020, Urt foi eleito com 50,63% dos votos válidos, mas enfrentou cassação pela Câmara de Vereadores após a Operação Sucata Preciosa, conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). A operação investigou suspeitas de emissão de notas fiscais frias para manutenção da frota de veículos do município.

Segundo Urt, a cassação foi “indevida e política”, alegando que não havia processos ou investigações contra ele. Ele afirmou que, apesar de cassado, disputou as eleições de 2020 e 2024 sub judice, com o aval do Tribunal de Justiça (TJ-MS) e do TRE-MS, mas enfrentou novo indeferimento após recurso ao TSE por um candidato rival, que apontou a pendência do decreto de cassação.

O prefeito eleito recorreu da decisão, destacando que o ministro André Mendonça, do TSE, decidiu monocraticamente pelo indeferimento. Agora, Urt solicita que a questão seja julgada pelo colegiado de ministros.

Fonte: MS Todo Dia 
Foto: Assessoria 

Você também pode gostar de ler