Nesta sexta-feira (1º), a Clínica DivertidaMente realizou um workshop gratuito em Costa Rica, reunindo pais de crianças neurotípicas e profissionais da saúde para discutir temas importantes sobre o desenvolvimento infantil e diagnóstico precoce. A clínica, que já tem unidades em Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul, será inaugurada oficialmente em Costa Rica no próximo dia 14 de dezembro, com sede na Rua Dimas Gomes Filho.
A ação, que teve grande adesão do público local, com mais de 100 pessoas presentes, ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi uma oportunidade valiosa para fortalecer o conhecimento sobre as necessidades específicas de crianças com condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, paralisia cerebral, TDAH e outros desafios de neurodesenvolvimento.
Gislene Cabral, uma das sócias da DivertidaMente ao lado de Katia Mara da Silva, compartilhou a motivação da clínica para realizar o evento. “O intuito do nosso workshop é contribuir com toda população sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce, além de apresentar nosso trabalho,” afirmou Gislene.
Para ela, o foco do trabalho não é apenas diagnosticar limitações, mas explorar o potencial de cada criança. “Queremos que esta criança passe a ser vista não pelo que ela não pode fazer, mas sim pelo potencial que ela tem. Entendemos que o diagnóstico precoce traz qualidade de vida não apenas para a criança, mas para toda a família, cuidando também do cuidador.”
Gislene destacou ainda o diferencial do evento, que apresentou o método de trabalho da clínica e a abordagem integral proporcionada pela equipe multidisciplinar. "Esperamos que os participantes levem para casa uma bagagem de conhecimento e um pouco da nossa experiência. No mês de dezembro, teremos nossa inauguração oficial, e no próximo ano planejamos mais workshops com o objetivo de formação continuada,” concluiu Gislene.
Discussões sobre saúde, comportamento e desenvolvimento infantil
O workshop abordou diversas áreas de especialidade que impactam o desenvolvimento infantil, como fonoaudiologia, odontologia, terapia ocupacional, psicologia e métodos intensivos. Profissionais capacitados discutiram questões como o acompanhamento profissional para crianças atípicas com foco na saúde, comportamento e desenvolvimento infantil.
A odontopediatra Tatiane Carrijo abriu o ciclo de palestras destacando a importância de uma abordagem multidisciplinar. “Todo o desenvolvimento, todo o tratamento multidisciplinar sempre gera resultados mais positivos do que um profissional sozinho. Trabalhando várias áreas, conseguimos orientar e, às vezes, obter resultados melhores,” explicou Tatiane, ressaltando que a troca de experiências e o acompanhamento da família são fundamentais para o sucesso dos tratamentos.
Tatiane ressaltou também a relevância de compartilhar casos clínicos com os pais, mostrando resultados concretos das intervenções. "É o principal para mim. Quando contamos o dia a dia, o pouco que é o autismo, e orientamos professores e outros profissionais para observar sinais e encaminhar, o trabalho ganha muito mais valor. Focar na participação da família é essencial", concluiu a dentista.
O evento reuniu mais de 20 profissionais de Figueirão, da área de educação e saúde, entre eles nutricionista, coordenadoras de creche, professores e psicólogo. A psicóloga Etiene Garcia e outros profissionais de Paraíso das Águas também prestigiaram as palestras e trocaram experiências com os especialistas.
O secretário de Educação de Figueirão, Pascoal Barbosa Amorim de Lima, destacou a importância do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista e os sinais de alerta para o desenvolvimento infantil.
“A motivação para participar do evento partiu dos próprios educadores, que buscavam conhecimento sobre o autismo e como atender melhor seus alunos. Não podemos ignorar essa demanda, então estamos aqui para mostrar o compromisso da nossa equipe em buscar o melhor para nossos alunos,” afirmou Pascoal.
Ele ressaltou que, para ele, o evento foi especialmente relevante pela abordagem prática de como observar e encaminhar alunos para diagnóstico e tratamento. O psicólogo Milton Pinheiro, também de Figueirão, comentou sobre a importância do conhecimento expandido em diversas áreas para o atendimento de crianças.
"A abordagem ergonômica, que eu desconhecia até então, foi um destaque. Observar a criança de maneira integrada em todos os contextos é essencial, pois precisamos oferecer apoio adequado e estratégias de forma global". Para Milton, o evento reforçou a importância do diálogo entre as áreas de saúde e educação, trazendo impactos positivos para o atendimento e suporte às crianças e suas famílias.
Pais compartilham experiências e destacam a importância do suporte contínuo
Para os pais, o workshop foi uma oportunidade de aprendizado e acolhimento. Rosenilda Íris Araújo, mãe de Laura, relatou sua satisfação com o atendimento da clínica. “Achei os temas abordados muito relevantes, pois minha filha já faz acompanhamento na clínica, e estamos muito felizes com o desenvolvimento dela. As terapeutas são bem atenciosas e nos dão suporte quando precisamos, não é só para nossa filha,” contou.
Ela incentivou outros pais a procurarem ajuda profissional sem hesitação. “Desde quando minha filha tinha um ano, percebi que algo era diferente, e procurei ajuda sem medo. Isso fez toda a diferença no desenvolvimento dela.”
Rosenilda reforçou que eventos como esse são essenciais para orientar e tranquilizar os pais, permitindo que eles possam acompanhar de perto o desenvolvimento de seus filhos com mais segurança e conhecimento.
A Clínica DivertidaMente contou com a participação de uma equipe diversificada no workshop, incluindo a psicóloga Kelli Cristina, a terapeuta ocupacional Júlia Daniela, a fonoaudióloga Carla Letícia e a psicóloga Larissa Hoffmister. A fisioterapeuta Vanessa Jorge, representando a Secretaria de Saúde de Costa Rica e coordenadora da média complexidade do município, também prestigiou o evento.
O workshop encerrou com um coffee break, possibilitando que os participantes interagissem e compartilhassem suas experiências. A inauguração oficial da Clínica DivertidaMente em Costa Rica está programada para o dia 14 de dezembro, ampliando o suporte a crianças e famílias da região.
Para mais informações sobre os atendimentos, a clínica disponibiliza contato pelo telefone (67) 99120-4871 e pelo e-mail divertidamenteneuro@gmail.com.
Unidade Sidrolândia: (67) 99696-0746
Unidade Nova Andradina: (67) 99888-4064
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Infestação de moscas da cana faz fazendeiro sacrificar gado e preocupa proprietários rurais em Costa Rica
Fazendeiro culpa usina pela proliferação dos insetos; caso não é isolado e proprietários buscam há anos por uma solução ao problema
Publicado em 11/11/2024 às 15:42 - Atualizado em 11/11/2024 às 15:50 - Por Felipe Dias
Motorista que atropelou e matou motociclista estava embriagado e foi autuado por homicídio culposo
Após o acidente, o motorista fugiu do local, mas foi localizado pela Polícia Militar
Publicado em 08/11/2024 às 18:44 - Atualizado em 08/11/2024 às 18:51 - Por Felipe Dias
Homem procura polícia e nega acusações da ex-companheira por ameaça de morte em Costa Rica
Homem afirmou que acredita que a medida protetiva foi solicitada para evitar cobranças relacionadas à bens dele que ela teria vendido
Publicado em 08/11/2024 às 18:16 - Atualizado em 08/11/2024 às 18:49 - Por Felipe Dias
Motociclista sofre traumatismo craniano em batida com carro em Costa Rica
Acidente aconteceu em frente ao posto de saúde da Vila Nunes; estado de saúde é considerado grave
Publicado em 08/11/2024 às 16:11 - Atualizado em 08/11/2024 às 16:43 - Por Felipe Dias