Alcinópolis celebra a Semana Municipal de Cultura e Arqueologia com programação diversificada

Evento de 15 a 23 de novembro destaca a arte rupestre e a riqueza cultural do município.

Imagem de compartilhamento para o artigo Alcinópolis celebra a Semana Municipal de Cultura e Arqueologia com programação diversificada da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A Semana Municipal de Cultura e Arqueologia em Alcinópolis começa nesta sexta-feira (15) e vai até o dia 23. Dentre os principais atrativos, estão as inscrições rupestres que fazem do município uma das maiores referências em arte pré-histórica do Estado.

Considerada a "capital da arte rupestre" de Mato Grosso do Sul, Alcinópolis ostenta um patrimônio arqueológico de grande importância, refletindo a história de antigas civilizações que habitaram a região.

Além de sua relevância histórica, a cidade preserva um vibrante presente cultural, com festas populares e diversas atividades que resgatam e mantêm vivas suas tradições.

Durante a Semana de Cultura e Arqueologia, Alcinópolis será palco de uma série de eventos que integram arte, educação e convivência comunitária, com a participação de acadêmicos, artistas e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e convidados.

Programação Diversificada

A programação do evento é extensa e inclui atividades como exposições, oficinas, apresentações musicais e palestras, cobrindo uma variedade de expressões culturais e artísticas. Entre os destaques, estão a Pintura Mural, que acontece de 15 a 17 de novembro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na SEMDEMA, sob a coordenação da professora Rozana Valentim e acadêmicos do curso de Artes Visuais da UFMS. Durante este período, os participantes poderão acompanhar a produção de murais que fazem referência ao patrimônio arqueológico da região.

Outro destaque é a Exposição da MegaFauna, programada para os dias 21 e 22 de novembro, na Biblioteca Municipal, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A mostra, sob a responsabilidade da mestre Laura Roseli Pael Duarte (UFMS), traz uma abordagem sobre os grandes mamíferos que habitaram a região no período pré-histórico. No mesmo espaço, ocorrerá a Caverna Imersiva, também nos dias 21 e 22 de novembro, proporcionando uma experiência sensorial e educativa sobre os sítios arqueológicos locais.

Entre as oficinas, a cidade oferecerá uma série de atividades para diferentes públicos. De 15 a 17 de novembro, a oficina de Vídeo/Áudio/Fotografia, ministrada pelo professor Régis Orlando Rasia (UFMS), será realizada das 7h às 11h, na EMAC. Já no fim de semana seguinte, nos dias 18 e 19 de novembro, o município oferece oficinas de Serigrafia com o professor Sérgio Bonilha (UFMS) e Musicalização Infantil para Professores, com a professora Mariana de Araújo Stocchero (UFMS), ambas realizadas em diversos espaços da cidade.

A Oficina de Cerâmica, coordenada pela ceramista Cybele Almeida, também é uma das atrações, com atividades entre os dias 20 e 22 de novembro, no Centro de Convivência da Melhor Idade. As crianças e educadores terão a oportunidade de aprender práticas artesanais, como a criação de peças de cerâmica, além de vivenciar o processo de criação artística a partir de técnicas tradicionais.

Palestras e Lançamento de Livros


A Semana também contará com palestras e lançamentos de livros. No dia 21 de novembro, a Câmara Municipal de Alcinópolis será o palco para a Abertura da Semana às 7h, seguida pela palestra Compartilhar a Singularidade Humana: Mediação Cultural e Arte Rupestre, com a professora Mirian Celeste Martins, do Mackenzie. Às 9h30, será o momento do lançamento dos livros Andarilho das Águas e Estrelas Rupestres, com o professor Fernando D'Andréa, que é também compositor e poeta.

À tarde, o evento segue com a palestra A Arte Rupestre do Mundo para Alcinópolis e de Alcinópolis para o Mundo, com a professora Sara Garcês, do Instituto Terra e Memória, de Portugal. Durante sua fala, a especialista trará uma visão global da arte rupestre, explorando sua importância histórica e seu impacto no presente.

Festival de Cultura

Nos dias 22 e 23 de novembro, a cidade se transforma com o Festival de Cultura, que acontecerá na Praça Adevina Crisóstomo, a partir das 18h. O evento reunirá exposições, apresentações de artesanato, gastronomia local e música. O festival é uma oportunidade para os moradores e visitantes celebrarem as tradições culturais de Alcinópolis, com atrações que vão desde a culinária típica até apresentações artísticas, criando um ambiente de integração e valorização do patrimônio cultural local.

Imagem FOLDER-SEMANA-DA-CULTURA-E-ARQUEOLOGIA-1_page-0001

Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia 

Você também pode gostar de ler