Rodrigo Ferreira Lima, empresário e ex-gerente de Tributos e Receitas da Prefeitura de Coxim, foi preso na manhã desta quarta-feira (13) durante a operação “Grilagem de Papel,” liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A prisão ocorreu no centro da cidade, quando Lima deixava uma academia, surpreendido por policiais à paisana.
A operação investiga um esquema envolvendo servidores públicos que teriam facilitado a transferência irregular de terrenos públicos no bairro Morada Altos de São Pedro. A denúncia foi apresentada no primeiro semestre deste ano, levando à abertura de uma investigação com total apoio da prefeitura.
O prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), destacou a colaboração do município com o Ministério Público Estadual. “Abrimos sindicância e afastamos os envolvidos. Confiamos na Justiça para esclarecer os fatos,” afirmou.
Além de prender Rodrigo Lima, o GAECO cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, sendo 14 em Coxim e um em Várzea Grande (MT). Foram apreendidos R$ 15 mil em espécie, celulares e documentos relacionados à regularização fundiária e transferência de imóveis. Dois servidores da prefeitura foram afastados preventivamente.
Segundo as investigações preliminares, os servidores emitiram certidões de regularização fundiária sem seguir os trâmites legais. Essas certidões possibilitavam a transferência de terrenos abandonados, registrados no Cartório de Imóveis, para terceiros, configurando apropriação indevida de propriedade pública.
A operação realizou buscas na Prefeitura de Coxim, incluindo a Gerência de Tributos, a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Diretoria Executiva de Planejamento Urbano (DEPU), o Cartório de Registro de Imóveis e residências de servidores suspeitos.
Batizada de “Grilagem de Papel,” a operação faz alusão ao uso de documentos falsos para legalizar a apropriação de terrenos públicos. A iniciativa visa combater a corrupção e reforçar a transparência na administração pública.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e garantir a restituição dos imóveis ao patrimônio municipal.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Ministério Público pede internação de adolescente que atirou em duas jovens em Chapadão do Sul a mando de facção criminosa
Segundo a Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), o ataque foi premeditado como uma retaliação de uma facção rival com a qual as vítimas estavam relacionadas
Publicado em 19/11/2024 às 09:43 - Atualizado em 19/11/2024 às 10:03 - Por Maria Paula
Jovem de 25 anos é preso pela PM tentando vender cocaína em Paraíso das Águas
O suspeito estava na Rua Celestina Faustina da Cruz quando na madrugada desta segunda-feira (18), quando recebeu voz de prisão dos militares
Publicado em 18/11/2024 às 09:48 - Atualizado em 18/11/2024 às 09:51 - Por Maria Paula
Achando estar falando com a filha, idosa cai em golpe do falso PIX e perde R$ 1.590,00 em Coxim
Sem suspeitar da fraude, ela efetuou uma transferência e só percebeu que algo estava errado ao notar que o número de telefone usado para a solicitação não correspondia ao da filha
Publicado em 14/11/2024 às 14:03 - Por Felipe Dias
Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas em Chapadão do Sul
Os militares faziam rondas de rotina no bairro Sibipiruna quando encontraram cocaína e crack com a suspeita que foi presa em flagrante
Publicado em 14/11/2024 às 10:53 - Atualizado em 14/11/2024 às 10:57 - Por Maria Paula