Animais sofrem e são sacrificados após ataques da mosca-da-vinhaça; vereadores cobram ações da Usina Atvos em Costa Rica

Câmara Municipal reforça pedido de reunião com a Atvos e órgãos competentes para tratar da praga que prejudica a pecuária

Imagem de compartilhamento para o artigo Animais sofrem e são sacrificados após ataques da mosca-da-vinhaça; vereadores cobram ações da Usina Atvos em Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Os vereadores de Costa Rica, MS, voltaram a cobrar medidas urgentes da empresa Usina Atvos para enfrentar a infestação da mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) que tem causado prejuízos à pecuária da região.

Em uma reunião da Câmara Municipal, na última segunda-feira (18), o vereador Artur Baird apresentou um projeto de lei que propõe medidas de fiscalização, controle e penalização de estabelecimentos responsáveis pelos focos da praga.

A infestação, que afeta principalmente as propriedades rurais vizinhas à usina de álcool da Atvos, tem causado danos econômicos, como queda na produção leiteira e no ganho de peso do gado de corte.

De acordo com a Embrapa, os prejuízos podem chegar a até 60% na produção de leite e 20% na produção de carne.

“O projeto visa criar mecanismos para fiscalizar, notificar e até multar os responsáveis pela proliferação da mosca-dos-estábulos. Não somos contra a usina, pois ela gera muitos empregos, mas precisamos garantir a sobrevivência dos nossos produtores rurais”, afirmou Artur Baird.

 A presidente da Câmara, Rosângela Marçal, também reforçou a cobrança, destacando o impacto da infestação nas propriedades rurais e no bem-estar dos animais.

A situação é tão grave que, em boletins de ocorrência registrados por moradores da zona rural, como no caso de uma fazenda que perdeu vacas e bezerros, a infestação de moscas tem gerado sofrimento aos animais e prejuízos financeiros para os produtores.

A mosca-dos-estábulos, que se alimenta de sangue, tem causado feridas nos animais e aumentado o estresse do rebanho.

Os vereadores solicitaram uma reunião urgente com representantes da Atvos, órgãos de pesquisa e autoridades locais para discutir soluções e coordenar ações de controle da praga.

O encontro deve contar com a participação de parlamentares, o prefeito Cleverson Alves dos Santos, além de representantes da Embrapa, AGRAER, IAGRO, FAMASUL e Biosul.

A reunião proposta pelos vereadores visa unir esforços para garantir a saúde dos animais, a sustentabilidade da produção rural e a resolução da infestação de moscas, que afeta diretamente a economia local.

Fonte: Jornal Ms Todo Dia

Videos: MS TODO DIA / PECUARISTA

Você também pode gostar de ler